Audiências Públicas debatem elaboração de edital para monumentos da Via Expressa

Palavras-chave:

Nesta terça-feira (07), duas audiências públicas irão discutir a elaboração do edital que vai contemplar a Via Expressa de Acesso ao Porto de Salvador com monumentos dos cinco Heróis da Revolta dos Búzios. A elaboração está sendo coordenada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), que convida a todos para participar do processo.

O edital vai selecionar propostas de produções artísticas que simbolizem justa homenagem a João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. As audiências ocorrem nesta terça-feira, 07 de janeiro.

Às 9 horas, a primeira audiência ocorre no auditório do Conselho Estadual de Cultura (CEC-BA), no Palácio da Aclamação, com participação da sociedade, artistas e atores sociais e a comissão organizadora da homenagem do edital. A comissão foi instituída através de decreto estadual 14.801, de 01 de novembro de 2013, e é formada pelos chefes de gabinetes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); Secretaria de Cultura (Secult); e Secretaria de Educação (SEC); além da diretoria da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Às 15 horas a reunião ocorrerá no auditório SEPROMI. O objetivo é discutir a elaboração do edital, premiação e verba destinada para a produção artística que simbolizará os heróis dos Búzios ao longo da Via Expressa e debater que tipo de homenagem será feita ao longo do circuito. O Governo da Bahia homenageia os Heróis da Revolta dos Búzios por entender que esta foi um movimento que reviu os ideais de liberdade e igualdade no País e por considerar  que a Lei Federal nº 12.391, de 04 de março de 2011, determinou a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios no Livro dos Heróis da Pátria.Audiência

Notícias Relacionadas