Aula inaugural marca início de período letivo extraordinário na Uefs

“Este é um novo começo, diferente do que fazíamos antes. Esse recomeço nos anima, desperta novas expectativas e, por ser algo diferente para todos nós, também será um desafio”, afirmou a pró-reitora de Graduação da Uefs, Fabiana Bertoni, durante a Aula Inaugural do Período Letivo Extraordinário da Instituição. A iniciativa é destinada à oferta de um conjunto de atividades acadêmicas, com o objetivo de possibilitar a realização de ensino, pesquisa e extensão por meio de mediação tecnológica, enquanto as atividades presenciais permanecem suspensas.

Durante seu pronunciamento na aula inaugural, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou aspectos dos 44 anos da Instituição e do cenário atual. “Estamos agora diante de novos desafios. Em cinco meses, desde que as atividades presenciais foram suspensas devido à pandemia, a Uefs nunca parou de atuar nas suas diversas áreas, inclusive, com dezenas de ações que têm impacto direto no combate ao novo coronavírus. O Período Letivo Extraordinário é uma resposta às necessidades de manter coeso e ativo o nosso corpo discente. Que sigamos em frente nessa trajetória de legados e novos desafios”, disse.

A Aula Inaugural teve como palestrante o professor doutor Sergio Machado Rezende, ligado ao Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste. A palestra teve como tema: “Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços históricos e ameaças atuais”

“A ciência é o motor da prosperidade. A ciência, tecnologia e inovação são fatores essenciais para o desenvolvimento econômico, pra o aumento da riqueza das nações e para soberania das nações. São fatores importantes para que as nações possam decidir o seu futuro. O Brasil teve um início tardio no desenvolvimento da ciência e, infelizmente, enfrentou altos e baixos nas políticas de ciência e tecnologia”, destacou.

A aula inaugural foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Olhos D’Água no Youtube, nesta terça-feira. O conteúdo permanece disponível para acesso no mesmo canal.

Fonte: UEFS