Bahia apresenta planejamento de retomada do ano letivo a secretários estaduais de Educação

Palavras-chave:
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) tem realizado, semanalmente, reuniões para a troca de experiências sobre o planejamento dos estados, visando o retorno às aulas. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) apresentou o trabalho de planejamento desenvolvido pela equipe técnica, envolvendo protocolos sanitários,  pedagógicos e de infraestrutura, com vistas à retomada das atividades letivas, mesmo sem data de retorno definida. Na oportunidade, o Estado do Amapá também apresentou o seu planejamento.
 
O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do CONSED no papel de debater as ações de retorno às aulas. "O CONSED vem realizando esta função de promover o debate com a troca de experiências. É fundamental existir esta colaboração e ressaltar que a nossa proposta é um planejamento para a Educação da Bahia e que inclui as redes municipais e privadas", disse.
 
A coordenadora de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Brito, falou sobre o planejamento. "Seguimos cinco passos para desenvolver o planejamento, resgatando as premissas e base legal para a retomada das aulas, discutindo novo calendário; planejamento pedagógico; protocolos e rotinas; e infraestrutura. É importante ressaltar que  mantemos um diálogo com os vários segmentos da Educação para que também possam contribuir neste documento".
 
A secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do CONSED, Cecilia Motta, reafirmou o compromisso da instituição com o fortalecimento da educação pública. "Temos um grupo de secretários que acredita que é fundamental a educação pública, independentemente de governo ou redes de ensino. Por isso, trabalhamos neste contexto de colaboração". 
 
O secretário de Educação do Espírito Santo e vice-presidente do CONSED, Vitor de Angelo, que mediou a reunião, falou da apresentação dos estados. "É um momento importante que os estados podem trocar experiências, apresentando e discutindo as ações que estão sendo desenvolvidas em cada local".

Notícias Relacionadas