Bahia e Ceará trocam experiências sobre políticas para a juventude

Palavras-chave:
Os programas e projetos voltados às políticas para a juventude desenvolvidas pelas secretarias da Educação dos Estados da Bahia (SEC) e do Ceará (SEDUC) estão sendo compartilhadas por técnicos e gestores das duas pastas durante intercâmbio em Fortaleza. Além da troca de experiências, o encontro aborda a importância da inclusão como possibilidade para a construção da equidade no ensino. A programação inclui visita a escolas da rede pública estadual cearense.
 
Fotos: Divulgação
O compartilhamento de conhecimentos na área da educação permeia diversas modalidades de ensino e políticas que são contempladas no Ceará.  Entre estas, destacou-se o interesse pela ação dos grêmio estudantis, com sua organização, processos formativos e atuação. Ainda estão sendo apresentadas iniciativas relacionadas à Educação Indígena, Quilombola e do Campo. E no caso da Bahia, projetos e politicas para a juventude tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior.
 
"Esta é uma troca de experiências muito significativa entre gestões educacionais do Nordeste para uma agenda coletiva voltada à juventude estudantil. O Ceará tem projetos exitosos a exemplo da política de organização estudantil e a melhoria da qualidade educacional com a participação discente. Estamos aproveitando, também, para compartilhar as políticas para a juventude do Governo da Bahia, como por exemplo, o Primeiro Emprego, o Mais Estudo, o Partiu Estágio e o Mais Futuro", explica Jocivaldo Bispo dos Anjos, coordenador de Políticas para a Juventude da SEC.
 
Entre as unidades escolares que serão visitadas durante o intercâmbio estão  as escolas Mário Alencar e Santa Luzia, em Fortaleza; Manoel Francisco dos Santos, na zona rural do município de Aratuba; e Filha da Luta Patativa do Assaré, no assentamento Santana da Cal, na zona rural do município de Canindé.
 
A ação conta com o apoio das Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes) e Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional (Codin), da SEDUC e da Coordenação de Projetos Estratégico da SEC.

Notícias Relacionadas