Bahia e Maranhão assinam acordo para compartilhar conteúdos pelas TVs públicas dos Estados

Palavras-chave:

As secretarias estaduais de Educação da Bahia e do Maranhão realizaram, nesta quarta-feira (16), cerimônia virtual de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de programação e produções audiovisuais educativas. A ação será coordenada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), em parceria com a TV Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC/MA), por meio da cessão recíproca de programas; da realização de coproduções; da utilização de reportagens e entrevistas; do desenvolvimento de atividades de interesse mútuo; e da retransmissão ao vivo de programações.

O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do fortalecimento de ferramentas que difundam a educação, principalmente no Nordeste. "Estamos solidificando a participação da TV pública baiana em todo o Estado com uma programação muito rica em educação, cultura, entretenimento qualificado e esporte. E a TV Educação do Maranhão chega para ocupar um papel estratégico, que poderemos, juntos, proporcionar uma rede pública democrática para toda a região".

Para o secretário da Educação do Maranhão, Felipe Camarão, esta será uma oportunidade dos dois estados trocarem experiências a partir de suas programações educativas. "Com o início da TV Educação, buscamos levar para a nossa rede estadual mais uma opção gratuita e democrática de aprendizagem. Atualmente, chegamos a 30 municípios e a três milhões de pessoas, e queremos ampliar com uma programação de qualidade que, com certeza, também será conseguida com esta parceria".

O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, destacou o avanço da TVE e da TV Educa Bahia com novas parcerias construídas nos últimos anos. "Além do investimento em infraestrutura, que proporcionou atender com sinal aberto e gratuito 10 milhões de baianos e em produções próprias, estamos sempre buscando esse compartilhamento com TVs nacionais e internacionais que produzam conteúdos de qualidade. Com o Maranhão, iniciamos a partir de hoje o compartilhamento dos programas Univerciência e Giro Nordeste e a proposta é ampliarmos ainda mais esta parceria".

Notícias Relacionadas