Bahia participa de debate sobre Pronatec

Técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia irão contribuir com a elaboração de proposta de Acompanhamento Pedagógico à Concomitância, para os estudantes que ingressarão nos cursos técnicos de nível médio pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  Os subsídios serão apresentados durante o Seminário Educação Profissional e Ensino Médio: Os desafios da concomitância, na quinta e sexta-feira (dias 10 e 11/11), em Brasília.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, a Rede Estadual de Educação Profissional deverá ofertar, no mínimo, 2 mil vagas para cursos técnicos concomitantes e 5 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional já no próximo semestre. Espera-se, com isso, que o Pronatec contribua para que o Estado atinja, até 2014, a meta de 84 mil matrículas em educação profissional e de qualificação.

De acordo com a programação, na quinta-feira acontecerá um debate sobre a articulação entre o ensino médio e a educação profissional e tecnológica e, em seguida, serão feitos relatos de experiências de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio. Um manual de gestão da bolsa formação será lançado. Na sexta, será apresentada a proposta de acompanhamento pedagógico à concomitância.

O professor Almerico Lima explica que a participação nestes eventos é fundamental para que haja uma sintonia entre as propostas pedagógicas das entidades que ofertarão cursos pelo Pronatec em todo o país. Enfatiza, no entanto, que é preciso considerar características de cada região e, especialmente na Bahia, a oferta de cursos a partir das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

“A concomitância pressupõe que haja projetos pedagógicos convergentes. Vamos apresentar, em nome das redes estaduais, uma proposta de acompanhamento pedagógico que incorpore a dimensão instrumental, científica e ética na formação do jovem do ensino médio, do mesmo modo que fazemos na educação profissional da Bahia”.

Na Bahia, o governo articulará a oferta do Pronatec com as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado em sintonia com programas estaduais como o “Vida Melhor” e o “Bom Trabalho”. A Superintendência de Educação Profissional, como coordenadora da Câmara Técnica de Qualificação do Programa Bom Trabalho, dirige as ações do Pronatec no Estado.