Bahia vai ter novo canal de televisão

A decisão foi anunciada durante reunião do Conselho do Irdeb. Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Irdeb

A Bahia vai ter um novo canal de televisão: a TV Cidadania. O anúncio foi feito pelo diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), José Araripe Júnior nesta terça-feira (30/06), na reunião do Conselho do Irdeb, com a participação dos secretários estaduais Osvaldo Barreto (Educação), Nelson Pelegrino (Turismo) e Manoel Mendonça (Ciência e Tecnologia).

Segundo Araripe, o Canal da Cidadania, que será supervisionado pelo Irdeb, terá quatro canais distintos: o canal do Estado da Bahia, outro da Prefeitura de Salvador e mais dois para a comunidade, cuja seleção das entidades será feita mediante edital público do Ministério das Comunicações.

“O Canal da Cidadania será um instrumento poderoso de comunicação social, com espaço para mais vozes representativas da sociedade”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, presidente do Conselho do Irdeb, destacando a contribuição desse novo conjunto de canais para ampliar o processo de democratização da televisão e da comunicação em nosso Estado.

Migração para TV digital
O novo canal de televisão chega no momento em que o Irdeb está sendo repensado pelo seu Conselho para enfrentar os desafios de ampliar alcance para todo o Estado da Bahia. Para isso, os conselheiros aprovaram o projeto de migração para TV digital, iniciando, na primeira etapa, com o atendimento a 41 municípios do Estado, incluindo as sedes dos 27 territórios de Identidade.

Na reunião também foram aprovados os projetos de criação de grupo de trabalho para gestão sustentável das 410 torres de transmissão do sinal do Irdeb pelo interior do Estado, assim como para se investir na construção de uma rede de rádios educativas e na ampliação da produção e distribuição de conteúdos educacionais, via TVE Bahia e Rádio Educadora da Bahia.

Programação educativa
Vale ressaltar que a TVE Bahia tem como destaque da sua programação a exibição, no horário nobre das 19h, programas educativos produzidos por professores da rede pública estadual que atuam na Rede Anísio Teixeira. Além disso, o secretário Osvaldo Barreto anunciou a entrada de mais três novos programas educativos na grade da TVE Bahia: o programa de esporte com os campeonatos estudantis, o programa de auditório também com a participação de estudantes, e a transmissão das aulas do Emitec – Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, a partir de 16 de julho, para ajudar a todos os interessados a se prepararem para o Enem.