Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Bom Jesus da Lapa ganha projeto Escolas Culturais para fortalecer a educação e a cultura no território
Bom Jesus da Lapa ganha projeto Escolas Culturais para fortalecer a educação e a cultura no território
Publicado em qui, 19/10/2017 - 18:09 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Com muita música, dança, teatro, fanfarra e grafitagem a comunidade escolar do Colégio Modelo de Bom Jesus da Lapa (779 km de Salvador) promoveu uma grande festa, nesta quinta-feira (19) para o lançamento do projeto Escolas Culturais. Com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, Bom Jesus da Lapa é a quarta cidade no Estado, depois de Itabuna, Juazeiro e Gandu, a receber a iniciativa, que integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.
Pinheiro foi recepcionado pela fanfarra do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova e interagiu com a comunidade escolar, inclusive chegou a jogar capoeira com estudantes e participar da oficina de grafite. “O programa tem um aspecto muito vinculado a cada território, porque retrata o que temos de cultura local e a grande abertura, ou seja, a interação da escola com a cidade, a cidade com a escola, o aspecto cultural territorial, a identidade, então, portanto, tem um peso importante para um trabalho que já se faz na escola. O que nós vamos fazer não é nenhuma novidade para as nossas escolas da rede porque através dos projetos estruturantes essas escolas já praticam dança, arte, musica, audiovisual, ciência. Então, portanto, de uma qualidade extrema e principalmente de um envolvimento e Bom Jesus da Lapa tem um outro traço, há um aquecimento cultural, traço forte do que significa até do ponto da fé das pessoas e isso tem um aspecto muito importante e principalmente de sua gente”, destacou o secretário.
O projeto envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios. Segundo Pinheiro, a meta da Secretaria é implantar o projeto em 50 escolas neste ano. “Este é um dos programas importantes determinados pelo governador, como eu diria, um carro chefe para a escola derrubar os seus muros em relação à comunidade e ao mesmo tempo a escola também patrocinar. Este é um projeto para toda a cidade, todo o território, com manifestações artísticas e culturais de todas as escolas da cidade. A tarefa nossa é até o dia 31 de dezembro entregar em torno de 50 escolas sendo que as outras 31 completando as 85, nós faremos isso até o final de janeiro ou meados de fevereiro”, disse.
No lançamento, Pâmela Oliveira, 17, estudante do 3º ano, se apresentou junto com o "Coral Nobres Barranqueiros", finalista do projeto de arte e cultura Encante 2017, que propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino. "O Colégio Modelo sempre foi um celeiro de cultura. Estou muito feliz que estamos recebendo o projeto Escolas Culturais e abrir as portas para a comunidade, que sempre nos apoia durante os projetos estruturantes", disse, emocionada.
Lucas Barbosa, 16, estudante do 2º ano, representou Gregório de Matos, na peça teatral, "A sutileza do poema no inferno sem pudor", finalista do Festival Estudantil de Teatro (Feste). " É muito bom saber que minha escola foi escolhida para ser uma escola cultural. Nós já vivemos cultura aqui, agora ganhamos reconhecimento, porque o Modelo vive arte".
O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O vice-prefeito do município, Carlos Costa, participou da solenidade, representando o prefeito Eudes Ribeiro, que é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), além do deputado Estadual, Eduardo Salles. Todas as escolas que recebem o projeto ganham um padrinho, que é um membro da comunidade que se destaca na arte e na cultura. No caso da escola de Bom Jesus da Lapa, o padrinho é o capoeirista Mestre Fazinho.
>> Veja como foi o lançamento
|
|
Notícias Relacionadas
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC