Bovinocultura, cerâmica de barro e milho não transgênico no Rural Produtivo da TVE

Foto: Elói Corrêa /GOVBA

Neste sábado (24) o Rural Produtivo vai mostrar uma pequena produção de bovinocultura em Catolândia e o impacto na região. O programa vai até o distrito de Coqueiros, em Maragogipe, conhecer a história de uma ceramista centenária, e ao sertão baiano, conhecer o flocão de milho não transgênico. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas- feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h.

Catolândia é o menor município em população da Bahia, com pouco menos de 4 mil habitantes. No antigo distrito de Barreiras, a bovinocultura leiteira se desenvolve a partir de pequenas propriedades. O programa vai contar a história de Edvaldo dos Santos, que com uma pequena propriedade conseguiu, através da assistência técnica do projeto Bahia Produtiva, produzir mais, passando a ter um incremento na renda com a sua produção de leite.

Dona Ricardina Pereira da Silva, mais conhecida como Dona Cadú, é sambadeira, rezadeira, líder comunitária e ceramista centenária. A baiana de origem afro-indígena vai contar sua história de vida, o amor pelo seu trabalho e como aprendeu a arte. Em Coqueiros, povoado que fica entre Cachoeira e Maragogipe, a tradição do barro e das paneleiras ainda se mantém, e parte da população vive dessa arte.

O milho está entre os cereais mais nutritivos do mundo. No mercado internacional, o milho brasileiro tem mais compradores do que vendedores, segundo informações divulgadas pelas T&F Consultoria Agroeconômica. A Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) produz o flocão de milho não transgênico, matéria-prima para o cuscuz, além de outros derivados do milho. A relação da cooperativa com a fábrica e com os 599 agricultores se dá desde o campo, na escolha da semente, no preparo do solo, na aquisição dos equipamentos e depois na compra e aquisição dos produtos, que passam por um processo de investimento na qualidade da semente e no teste de transgenia.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB