Bovinocultura de leite e grupo Samba Chula João do Boi no Rural Produtivo

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O Rural Produtivo deste sábado (01) vai até o Território da Bacia do Rio Grande mostrar os resultados alcançados pela bovinocultura de leite nos últimos anos, e contar a história de Dona Chiquinha, uma das responsáveis pela atividade na região. O programa vai mostrar o clip do grupo Samba Chula João do Boi, que faz parte do programa Aldir Blanc Bahia. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h.

Os resultados alcançados pela bovinocultura de leite no Território da Bacia do Rio Grande tem relação com a logística implementada. Nas pequenas propriedades, criadores e técnicos extraem o máximo dos seus rebanhos e as quase 200 famílias associadas produzem por ano 9 milhões de litros de leite. O programa vai mostrar as etapas da produção e a estrutura de equipamentos de transporte e armazenamento da associação, adquiridos através do projeto Bahia Produtiva, que garantem a qualidade do produto e permitem acumular uma maior quantidade de leite, reduzindo o custo de transporte e eliminando o desperdício e os intermediários.

Ângela Francisca, mais conhecida como Dona Chiquinha, é presidente da Associação dos Produtores de Leite e Culturas Irrigadas (Proleite) e uma das responsáveis pelo sucesso da bovinocultura de leite no Território. No programa ela conta como, apesar da limitação física adquirida na infância, se tornou exemplo para agricultores e agricultoras.

No Território do Recôncavo, o programa foi até Santo Amaro para falar do lançamento recente do clip do grupo Samba Chula João do Boi, que contém pout-pourri de três chulas e seus relativos compostos pelo mestre João Saturno, mais conhecido como João do Boi. O clip mostra o cotidiano e os trabalhos do mestre João, que com mais de 50 anos de samba, já percorreu o mundo para levar a cultura desse patrimônio do Recôncavo Baiano.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB