Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Caravana Respeita as Mina passará por Itabuna e municípios do litoral sul
A Caravana Respeita as Mina, de enfrentamento à violência contra as mulheres, passará por Itabuna na próxima sexta-feira (29). Na ocasião será lançado o projeto Respeita as Mina – Litoral Sul e assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público da Bahia, além do Pacto de Combate à Violência contra as Mulheres, firmado com prefeituras da região. A caravana começará às 8h, no auditório do Colégio Modelo de Itabuna, no sul da Bahia, com a participação da secretária Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira, e da procuradora geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, entre outras autoridades. A Caravana é uma ação itinerante promovida pela SPM-BA em parceria com o Instituto Avon e apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM).
Formada por técnicas da SPM-BA, a Caravana tem o propósito de engajar e sensibilizar a população local para a importância da luta contra a violência às mulheres, buscando o fortalecimento da rede de atenção e também a conscientização da população em geral, principalmente da juventude para as graves consequências do machismo. Serão realizadas oficinas de capacitação, abordando o enfrentamento à violência a partir de um recorte de gênero. As oficinas são voltadas para a rede de atenção à mulher, rede de segurança, representantes da sociedade civil e estudantes da rede pública.
Projeto Respeita as Mina - Litoral Sul
Nesta caravana haverá outros três atos simultâneos. O primeiro deles será o lançamento do projeto Respeita as Mina – Litoral Sul, fruto de Emenda Parlamentar. O projeto prevê ações similares às caravanas, visando ampliar as ações da rede de atenção às mulheres em situação de violência nos municípios da região, envolvendo ações governamentais e não governamentais que contribuam para o enfrentamento à violência e promovam o empoderamento das mulheres. Sete municípios do Litoral Sul da Bahia estão entre os 100 com maiores índices de homicídios de mulheres no Brasil. Alguns apresentam taxas até quatro vezes maiores que a taxa média nacional de 4,8% por 100 mil habitantes, conforme o Mapa da Violência 2015.
Logo após o lançamento do projeto, haverá a assinatura do Termo de Cooperação Técnica da SPM-BA com o Ministério Público da Bahia. O termo prevê ações conjuntas que promovam a defesa da cidadania, reestruturando e aperfeiçoando o combate à discriminação de gênero e racial por meio de estímulo e fortalecimento de Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Mulher, iniciando com o Litoral Sul do Estado. A assinatura do acordo possibilitará a ampliação das iniciativas que contribuam para o empoderamento das mulheres, rompendo o ciclo de violência por meio de ações de prevenção e enfrentamento.
Ainda como parte da programação da manhã, pelo menos dez prefeituras da região assinarão com a SPM-BA o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que prevê ações integradas para o fortalecimento de políticas públicas que contribuam para consolidar a Política Nacional pelo Enfrentamento à Violência às Mulheres. O pacto foi lançado em agosto de 2007 como parte da Agenda Nacional do Governo Federal e consiste em um acordo federativo entre os governos federal, estadual e municipal com o objetivo principal de garantir a prevenção e o combate à violência, além da assistência e a garantia de direitos às mulheres.
A programação será encerrada com a apresentação do grupo de teatro Rosas pela Democracia que aborda, com humor, a cultura machista mostrando atitudes e comportamentos cotidianos de homens e mulheres que muitas vezes são repetidos sem que se tenha consciência do quanto são discriminatórios e contrários à luta pela emancipação feminina. O turno da tarde será para a realização das oficinas de capacitação.
Fonte: Secom
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas