Cerca de 85% das escolas estão em funcionamento

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que, das 1.411 escolas que compõem a rede estadual, 1.184 estão em funcionamento nesta segunda-feira (23/07). O número representa cerca de 84% das unidades escolares em atividade. Além disso, os dados confirmam que a paralisação dos professores está concentrada em Salvador. Das 227 escolas paralisadas, 167 estão localizadas na capital baiana. Cerca de 810 mil estudantes estão com aulas em todo o Estado.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, assegura aos estudantes e familiares que não existe a possibilidade de perda do ano letivo. “Não existe esta hipótese de anulação do ano letivo. Algumas escolas sequer pararam suas atividades e em outras a paralisação ocorreu por um curto período de tempo. Todas estas já se encontram cumprindo o calendário de reposição de aulas e outras, inclusive, já fizeram a reposição durante o recesso junino”.

Os calendários de reposição das unidades escolares estão sendo aprovados pelos respectivos colegiados escolares e validados pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc). Para as escolas que ainda permanecem paralisadas (227), a Secretaria também garante o cumprimento do ano letivo. A orientação é que se utilize os sábados deste ano, o mês de janeiro de 2013, e, se necessário, o mês de fevereiro para fazer a reposição de aulas.

3º ano ensino médio -  As aulas para os estudantes do 3º ano do ensino médio transcorrem no interior do Estado e em Salvador. Na capital baiana, as aulas estão ocorrendo nas 19 escolas polo distribuídas pela cidade. A ação em Salvador é direcionada para 22 mil estudantes, que foram mantidos na mesma turma, turno de origem e horário regular de aula. A diferença está somente no espaço físico onde as aulas acontecem.