Cocos vai receber novo curso Técnico Profissional em Agronegócio

O governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação, Walter Pinheiro, assinou, na manhã deste sábado (12), a autorização para a Secretaria da Educação do Estado celebrar um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Cocos, destinado a implantar o Curso Técnico Profissional em Agronegócios, no eixo tecnológico de recursos naturais. Foi anunciada, também, a reforma da Escola Estadual de Cocos, com construção de quadra coberta e anexo destinado ao novo curso técnico, e entregue um trator agrícola, destinado a atividades práticas do curso de Agronegócio, no Colégio Estadual de Cocos.

Na ocasião, Rui entregou uma unidade da Rede SAC (Ponto Cidadão) e participou também de inaugurações nas áreas da saúde e de infraestrutura. Os atos ocorreram durante as festividades em comemoração ao aniversário de emancipação política do município, com a presença do prefeito Marcelo de Souza Emereciano.

Após a solenidade, Rui e Pinheiro visitaram o Colégio Estadual de Cocos e percorreram as instalações da unidade. Eles foram recepcionados pela comunidade escolar e pela diretora Carliene Santos de Oliveira. “O curso técnico em Agronegócios atende a uma demanda do território. Portanto, temos feito este trabalho de ampliar a oferta de cursos da Educação Profissional de acordo com a vocação de cada região, contribuindo com o desenvolvimento local e ofertando novas opções de formação”, disse Pinheiro.

Rede SAC
Mais de 49 mil habitantes de Cocos e das cidades circunvizinhas de Jaborandi, Coribe e Feira da Mata serão beneficiadas com uma unidade da Rede SAC (Ponto Cidadão) entregue pelo governador também na manhã deste sábado. "Neste Ponto Cidadão, além de toda a documentação, teremos uma unidade do SineBahia, que vai capacitar e cadastrar os trabalhadores, fazendo a intermediação com o empresariado local e ajudando o povo a arranjar emprego”, afirmou Rui.

No Ponto Cidadão instalado na Rua Coelho Neto, no centro da cidade, foram investidos R$ 570 mil, em parceria com a prefeitura. A unidade conta com equipe multifuncional, composta por 12 funcionários, e, das 7 às 13h, terá capacidade de realizar aproximadamente 6.160 atendimentos por mês, oferecendo serviços como emissão de carteiras de identidade e do trabalho, certidão de antecedentes criminais, CPF, entre outros, como os disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/BA) e o Planserv.

Os pequenos agricultores também foram beneficiados com a visita de Rui a Cocos, que entregou 1.100 títulos de certificado ambiental, "para que eles estejam legalmente regularizados". No total, o Governo destinou R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,2 milhão para essa finalidade e mais R$ 1,2 millhão para garantir a proteção das nascentes dos rios, "E eu pedi ajuda dos pequenos, médios e grande agricultores porque, se todo mundo ajudar, nós teremos um ambiente preservado e, com isso, as novas gerações poderão sobreviver no nosso Planeta”.

Rui informou, ainda, que o Governo do Estado fará reformas no Mercado Municipal e realizará melhorias no estádio de futebol da cidade. "Me comprometo com a reforma do mercado municipal. Levem-me o projeto que vamos ver com a Conder [Companhia de Desenvolvimento do Estado da Bahia] como realizar a obra. Da mesma forma o estádio. Vamos acionar a Sudesb [Superintendência dos Desportos do Estado] para buscar os recursos para a construção da arquibancada".

O governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) firmar convênio no âmbito do programa Bahia Produtiva. Na ocasião, o Governo cedeu 14 mil metros de tubos e um reservatório de 20 mil litros para as comunidades de Riachão e Lagoa do Boi, além de entregar dois tratores agrícolas com implementos, um deles destinado para o curso de Agronegócio, e uma ambulância.

Também inaugurou a Praça da Cidadania e pavimentação asfáltica da pista de pouso do aeródromo do município. "O  prefeito fez com recursos próprios e nós vamos ajudá-lo a completar as obras para que a pista fique com completa estrutura para receber voos regulares", disse Rui.

O presidente da Associação de Agricultores irrigantes da Bahia (Aiba), Celeswtino Zanela, "o dia a dia do empresário do agronegócio é muito corrido. Por isso, a inauguração da pista do aeroporto facilita a vida de quem está procurando áreas para realizar novos investimentos. Pela facilidade de acesso que ela proporciona, esta obra deve atrair investidores para a cidade, que tem muito potencial". No evento em Cocos estavam também presentes os secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, do Meio Ambiente, Geraldo Reis, e da Educação, Walter Pinheiro.

*Com informações da Secom