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Colóquios movimentam segundo dia da Conferência Estadual da Educação
A realização simultânea de mais de 20 colóquios movimentou o segundo dia da Conferência Estadual de Educação nesta quinta-feira (10/10). Especialistas em educação falaram sobre questões como políticas de expansão do ensino médio, a universidade no Brasil do século XXI, autonomia escolar e responsabilização docente na gestão, educação integral e formação inicial e continuada dos profissionais de educação. O evento prossegue até esta sexta-feira (11/10), no Centro de Convenções da Costa do Sauípe, no município de Mata de São João.
A ex-secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pillar Lacerda, que abordou o tema Educação integral: ampliação de tempos e espaços educativos e políticas para o ensino fundamental de qualidade, ressaltou a necessidade da transformação da escola. Segundo ela, para isso, o grupo de profissionais tem que ter autonomia para pensar no projeto político-pedagógico a partir de um conhecimento aprofundado da realidade. “Temos que pensar na educação integral que dialogue com o território porque essa geração precisa de experimentação e circulação. Os projetos, por sua vez, têm que ter intencionalidade pedagógica e mediação”, afirmou.
Ensino superior – O reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Naomar Filho, abordou o tema A Universidade no Brasil do Século XX: participação social e desenvolvimento autossustentável. “Em outros países, tem-se os regimes de ciclos, por meio dos quais os alunos entram na universidade e só depois de passarem pela formação geral, quando estão mais maduros, é que escolhem a profissão que querem seguir”, considerou.
O representante do Ministério da Educação, Paulo Ergon, que abordou o tema Autonomia escolar e responsabilização docente na gestão educacional, ressaltou que a construção da educação de qualidade para todos “depende da visão filosófica e de mundo que irá nortear a política educacional. “O novo profissional é aquele capaz de ser inserido no mundo da globalização. O conhecimento deixou de ser exclusivamente dos mestres e doutores, ele está em toda a parte. O professor é aquele que orienta essa geração digital e, por isso, ele tem que estar preparado”.
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