Começa, em Salvador, o 5° Encontro com a Rede de Fóruns Municipais de Educação

Palavras-chave:

Fotos: Luiz Carrera
Teve início, nesta quarta-feira (11) o 5° Encontro do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), no Hotel Concept, em Salvador. O evento, que reúne educadores, gestores e representantes dos 27 territórios baianos, tem como objetivo principal debater a política educacional para a próxima década. A atividade segue até sábado (14), abordando o tema “Do Programa Nacional de Educação (PNE) aos Plano Municipais de Educação (PME): gestão democrática e políticas para a Educação Básica, com formação e valorização dos profissionais da Educação”.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e membro do FEEBA, Helaine Pereira, ressalta que este encontro é um espaço de consolidação da gestão democrática. “É muito importante que os diferentes segmentos da sociedade, o Governo do Estado e as estruturas municipais estejam pensando a política pública, fortalecendo a gestão democrática e os planos de Educação para que a gente possa ter políticas educacionais que dialoguem, de fato, com quem mais precisa".

A abertura do encontro marcou o início das discussões sobre as políticas públicas educacionais, que visam fortalecer a gestão democrática e a qualidade da Educação Básica no Estado. O evento será realizado em três etapas. A primeira será a 9ª Reunião Ordinária do FEEBA 2024, que conta com a participação de representantes institucionais e dos fóruns municipais de Educação eleitos para representar a rede junto ao FEEBA, além de membros que estão finalizando seu ciclo. Em seguida, ocorrerá o 5° Encontro do FEEBA com a Rede de Fóruns Municipais de Educação e, por fim, o 5° Encontro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) Bahia. As atividades contarão com a participação da Comissão Organizadora e de Planejamento Educacional (COPE), envolvendo debates e discussões estratégicas para o fortalecimento das políticas educacionais no Estado.

Fotos: Luiz Carrera
A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Rosário Muricy, destacou a importância de espaços como este para discutir ações estratégicas de forma democrática. “Aqui, discutimos toda uma política de Educação do Estado. Isso é algo muito democrático e tem um grande valor para que a gente possa trazer ideias e discutir todas as nossas estratégias de atuação na Educação”.

O coordenador do FEEBA, João Danilo Batista, ressaltou o pioneirismo dessa articulação. “Nós estamos, agora, iniciando um ciclo que é de construir novos planos de Educação, e este encontro tem como prerrogativa principal iniciar esse processo de articulação do Estado com os municípios, sob a referência da participação social. Essa é uma experiência pioneira no Brasil. Nenhum outro Estado possui essa estrutura e organização de fóruns estaduais e municipais. Isso vem sendo construído ao longo desses anos pelo Fórum Estadual de Educação, com a participação deste governo, que tem nos ajudado na organização e mobilização da instância que são os fóruns de Educação”.

Notícias Relacionadas