Comitiva da Bahia visita secretaria do Ceará para compartilhar boas práticas

Foto: Seduc Ceará
A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nestas terça e quarta-feira (14 e 15/3), uma comitiva de técnicos do Estado da Bahia, com o intuito de compartilhar boas práticas educacionais e fortalecer as relações institucionais entre as duas federações.

Ao longo dos dois dias de visita, a delegação reuniu-se com representantes de diversas Coordenadorias da casa, que apresentaram projetos e programas desenvolvidos no Ceará. Conforme explica Ney Campello, superintendente de Políticas para o Desenvolvimento da Educação Básica do Governo da Bahia, t"ambém tomamos conhecimento de outras tantas iniciativas positivas, que prentendemos continuar a desenvolver. Nossa pretensão é produzir um relatório após a visita, que será objeto de uma reunião com o secretário estadual da Educação da Bahia, Walter Pinheiro, para a partir de uma deliberação dele, promovermos uma cooperação entre os dois Estados", afirma.

As atenções foram voltadas, principalmente, para o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), para o Ensino Médio em Tempo Integral e para o Sistema de Avaliação e Acompanhamento da Educação.Na visão de Ney Campelo, a parceria tem potencial não apenas de trazer impactos positivos na educação básica baiana, mas também, de fortalecer a articulação institucional do Nordeste, no sentido de atrair mais verbas para programas educacionais.

"Para quem conhece as assimetrias regionais, sabendo o quanto a concentração de renda e a distribuição tributária favorecem os municípios do Sudeste e do Sul, ter um Estado do Nordeste com mais de 70 municípios com indicadores de educação entre os 120 melhores do Brasil, deixa claro que é uma referência de promoção de qualidade e de desenvolvimento da aprendizagem no País. A Bahia veio beber nessa fonte. Em educação, temos que desaprender a reinventar a roda, e aprender a conhecer e a multiplicar boas práticas", ressalta o superintendente baiano.

A equipe é formada, além de Ney Campello, pela diretora de Educação Básica do Estado da Bahia, Edileuza Neris, pela coordenadora do Ensino Médio da Seduc-BA, Tereza Farias, e pela representante da Superintendência de Gestão da Informação da Seduc-BA, Fátima Medeiros.

Com informações da Seduc do Ceará