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Complexo Integrado de Educação promove bate-papo virtual sobre interdisciplinaridade e pandemia
Publicado em sex, 24/07/2020 - 15:24 por Desconhecido
Palavras-chave:
Professores da rede estadual de ensino discutiram, nesta sexta-feira (24), o tema "Interdisciplinaridade como caminho para o desenvolvimento de competências essenciais no currículo escolar pós-pandemia", durante bate-papo on-line promovido pelos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Realizada na plataforma Google Meet, a atividade integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que acontece às sextas-feiras e consiste em uma série de bate-papos sobre assuntos variados, com a participação de convidados. O encontro, mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, contou com uma apresentação da doutora em Educação, Mônica Waldhelm.
A vice-diretora do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, Tereza Cristina de Jesus, disse que a atividade foi enriquecedora. "O diálogo trouxe para nós outros olhares, aprofundando temas como competências, habilidades, protagonismo e autonomia do estudante, tendo o professor como orientador de todo esse processo. Levou-nos a repensar nossa práxis quando definiu e discutiu a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade com a frase: 'pensamos de forma multidisciplinar, tentamos trabalhar de forma interdisciplinar e formamos estudantes para um mundo transdisciplinar', nos levando a várias reflexões sobre nossos projetos na Escola. Foi uma manhã produtiva e nos sentimos contemplados e inseridos em suas falas, deixando para nós o sentimento de que esse é o caminho a seguir: com formação continuada, escuta dialógica e construção coletiva".
Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As unidades têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.
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