Complexos Integrados dialogam com especialista sobre processos emocionais e cognitivos do adolescente

Palavras-chave:

Os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), participaram, na noite dessa quarta-feira (28), de mais uma edição do "Projeto Conexões". A professora, bióloga e doutora em Educação Neurocientista, Marta Relva, abordou o tema "O cérebro do adolescente". A live, transmitida no YouTube, pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3xxfxwd. A iniciativa desenvolvida pelos CIEs visa fortalecer a rede colaborativa de ações e conhecimentos e o protagonismo estudantil nas unidades.

Segundo Marta Relva, o tema discutido é pertinente para se entender a relação dos estudos da Ciência e os processos dos comportamentos emocionais e cognitivos que acontecem no cérebro do adolescente. "Conversamos sobre os comportamentos e as necessidades do adolescente quanto ao sentimento de pertencimento social, autoconhecimento e autoestima e como processam no cérebro, para entender que essa fase não seja julgada como rebeldia. Mas sim entender que o cérebro é composto por conexões neurais e, na adolescência, essas redes neurais ainda estão passando por uma maturação, por meio dos estímulos sinápticos fortalecidos, que acontece por volta dos 32 anos", destacou.

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, foi responsável pela mediação e também discutiu sobre o tema. "O estudante conhecer o seu corpo, saber como ele funciona e de que forma pode potencializar as ações do seu corpo são fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo, social e projeto de vida. Conhecer o cérebro e as suas capacidades na adolescência é ter um instrumento para que esse aluno possa potencializá-lo e usá-lo a seu favor como um instrumento diverso", afirmou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

 

Notícias Relacionadas