Comunidade escolar comemora nova estrutura do ICEIA

Fotos: Cláudia Lessa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrar no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), nesta segunda-feira (4), foi bem diferente para a diretora   Maribel Costa Silva. A gestora percorreu todo o prédio, que foi amplamente reformado pelo Governo do Estado, e falou sobre o sentimento de vivenciar esta nova fase da unidade de ensino. Esta, que foi a primeira Escola Normal do Estado, passou por uma completa recuperação da estrutura física, composta por cinco pavilhões, 45 salas de aula e um teatro com capacidade para mil pessoas. Além disso, o ICEIA terá novo papel pedagógico na formação dos estudantes e na integração com a comunidade, tanto é que está sendo reaberto para sediar, de terça a sexta (5 a 8), o XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação.

“É uma felicidade enorme ver a nossa escola reformada e, ao mesmo tempo, estar recebendo um congresso dessa grandeza. Tanto a reforma como o evento vão revigorar a escola e a comunidade do entorno. A nossa expectativa é muito positiva. Estou felicíssima”, comentou Maribel. A vice-diretora Creuza Pereira complementou: “Estou emocionada com tudo isto que está acontecendo no nosso espaço, de estar sendo ocupado por um evento tão importante como o Virtual Educa”.

Toda a estrutura do lugar também chama a atenção de quem esteve no ICEIA pela primeira vez. Foi o caso da equipe de professores da Universidade Técnica de Ambato, no Equador, que visitou a unidade escolar nesta segunda-feira (4). “Esta é a quarta vez que participo do Virtual Educa. Nesta edição, aqui na Bahia, vou abordar sobre a nossa experiência de oito anos com a Educação à Distância. Estamos com uma ótima expectativa de tudo”, disse o diretor da instituição, Carlos Meléndez Tamayo, que será um dos palestrantes convidados.

Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa 2018 acontece pela primeira vez na Bahia e reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. A atividade também contará com o protagonismo de estudantes e professores da rede estadual de ensino da Bahia que irão apresentar centenas de projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Arte e Cultura, em mais de 250 estantes montados no local.

O estudante Sávio Marcos Assis, 20, 3º ano, participará do Virtual Educa com apresentação musical e falou sobre as suas expectativas. “Estou muito entusiasmado porque a nossa escola vai abrigar um congresso de Educação internacional. Vamos ter a oportunidade de vivenciar uma infinidade de experiências trazidas por pessoas de fora, bem como vamos mostrar os nossos projetos exitosos. Será uma troca e um aprendizado muito importantes para todos que irão marcar a vida do ICEIA”, comemora.

 

  

 

Notícias Relacionadas