Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância discute os 50 anos desta metodologia de ensino no país
Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância discute os 50 anos desta metodologia de ensino no país
Publicado em qui, 12/09/2019 - 17:46 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Durante a conferência, o secretário Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícolas (EFA’s) através da adoção da Pedagogia da Alternância. “É importante quando um movimento como este, da alternância, tem pessoas que se dispõem a sistematizar as experiências, refletir e trazer conceitos para que a gente possa expandir a concepção do que é uma metodologia tão forte como esta. Neste momento, de representação do governador Rui Costa, é importante que todos saibam que estas pessoas têm muito valor para a gente, pois trabalham em prol do desenvolvimento da Educação do Campo”, salientou.
O presidente da UNEFAB, José Claudino Capeline, destacou a Pedagogia da Alternância com uma prática voltada para a formação integral dos jovens do campo. “A Pedagogia da Alternância nasceu em 1968, no Estado do Espírito Santo e se espalhou para todo o país e, hoje, nós temos jovens que estão neste regime, que é um grande projeto que dá sustentabilidade para a vida desses jovens. Por meio da Pedagogia da Alternância, o jovem fica um período na escola e outro em casa, sem parar de estudar. O interessante é que ele leva a família a estudar na medida em que coloca em prática o que ele aprende na escola. No geral, o benefício disso é uma formação integral”, explicou.
A conferência também contou com a presença da superintende de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Manuelita Falcão Brito; do Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; da presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Anatércia Ramos Lopes Contreiras; do presidente da Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Antônio da Silva Brito; do diretor da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), Tiago Pereira; dentre outras autoridades.
Programação
A conferência é composta por painéis sobre temas como: “A pedagogia da alternância no Brasil (1969 a 2019) – caminhos, desafios e perspectivas – panorama no Brasil e no mundo”; “Olhando os pilares dos CEFFA’S e suas interfaces com a educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas”; e “Educação do campo e pedagogia da alternância como elemento do desenvolvimento local e sustentável: desafios, avanços e perspectivas”. Além disso, também inclui o Seminário Regional de Amostras de Experiências em Clima, Água e Educomunicação para Convivência com o Semiárido”. Outro destaque, é a Feira de Saberes e Sabores das EFA’s, que conta com exposições de produtos oriundos da agricultura familiar.
A conferência é composta por painéis sobre temas como: “A pedagogia da alternância no Brasil (1969 a 2019) – caminhos, desafios e perspectivas – panorama no Brasil e no mundo”; “Olhando os pilares dos CEFFA’S e suas interfaces com a educação contextualizada, agroecologia e políticas públicas”; e “Educação do campo e pedagogia da alternância como elemento do desenvolvimento local e sustentável: desafios, avanços e perspectivas”. Além disso, também inclui o Seminário Regional de Amostras de Experiências em Clima, Água e Educomunicação para Convivência com o Semiárido”. Outro destaque, é a Feira de Saberes e Sabores das EFA’s, que conta com exposições de produtos oriundos da agricultura familiar.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo