Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Consed: Secretários estaduais de Educação de todo o país debatem a BNCC
Consed: Secretários estaduais de Educação de todo o país debatem a BNCC
Pinheiro destacou que a Bahia foi um dos primeiros estados a realizar um seminário estadual para debater a BNCC, ainda em 2016, e que diversas atividades foram realizadas para ouvir estudantes e educadores para a construção do Currículo Bahia. “Estamos levando coordenadores pedagógicos para todas as escolas, inclusive, a partir de concurso público, e estamos implementando um novo perfil de oferta, baseado no que colhemos em encontros que tivemos com todos os diretores de escolas. Firmamos parcerias estratégicas, inclusive com o Google, para que a tecnologia seja uma ferramenta utilizada para fortalecer o eixo pedagógico e, neste sentido, fizemos formação com mais de 23 mil professores numa exitosa parceria com a Universidade Federal da Bahia, e estamos realizando duas jornadas pedagógicas por ano em cada escola da rede”, frisou Pinheiro.
O secretário também falou do esforço da Secretaria para criar cursos de Tecnólogo na Educação Profissional, a partir de parcerias com instituições de Ensino Superior, para que os Centros de Educação Profissional no Estado passem a ofertar também esta modalidade de nível superior. “Temos dialogado com as instituições públicas de ensino superior aqui na Bahia para construir novos cursos de Tecnólogo, ampliando o itinerário da Educação Profissional e passando a ofertar o acesso ao Ensino Superior dentro dos nossos centros da Educação Profissional”, destacou. Pinheiro citou ainda a importância da valorização das culturas identitárias territoriais, das competências cognitivas e socioemocionais, além da contextualização da sala de aula com a Educação no século XXI, na construção do Currículo Bahia.
Pela manhã, os secretários participaram de seminário sobre a Proposta de Atualização da Política Nacional de Educação Especial, promovido em regime de colaboração por Consed, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (Mec). O evento contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Mec, Ivana de Siqueira.
Pinheiro ressaltou que a Bahia lançou em julho de 2017 as Diretrizes da Educação Inclusiva, “um marco histórico e orientador das práticas pedagógicas dos professores e da organização das estruturas escolares”, disse. Na Bahia, a rede estadual conta com Atendimento Educacional Especializado (AEE), que hoje está disponível para mais de oito mil estudantes com necessidades educacionais especiais. São 65 Salas de Recursos Multifuncionais (SEM), 12 Centros de Atendimento Educacional Especializado e seis instituições conveniadas. Os alunos são atendidos nas escolas da rede e nos Centros de Educação Especial, dentro de suas especificidades, para que possam participar ativamente do ensino regular. No ato da matrícula, a família pode escolher a escola da sua conveniência e a Secretaria providencia os meios para que o estudante acesse e permaneça na referida unidade escolar.
O secretário também ressaltou que a Secretaria da Educação inaugurou, neste ano, a primeira classe hospitalar da rede estadual, que funciona no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A iniciativa integra o Programa Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), que tem como objetivo garantir o direito de estudantes enfermos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se encontram nos leitos hospitalares ou em atendimento médico domiciliar, a darem continuidade aos seus estudos.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo