Conselho de Educação reconhece mais cinco cursos da Uneb

O Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria da Educação (SEC), reconheceu mais cinco cursos regulares de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As licenciaturas em ciências biológicas, do Campus II (Alagoinhas), e em letras com língua portuguesa e literaturas, do Campus IX (Barreiras), além dos bacharelados em direito, dos campi IV (Jacobina), VIII (Paulo Afonso) e XV (Valença), já podem expedir diplomas para os estudantes concluintes e graduados.

O reconhecimento dos cursos – homologado em decretos assinados pelo governador Jaques Wagner, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), edição dos dias 28 de agosto, 5 e 19 de setembro – dá continuidade aos esforços da administração central, colegiados e departamentos da Uneb para sanar essa antiga demanda, que corresponde a uma das mais importantes reivindicações dos alunos.

Apenas neste ano 28 cursos da universidade já foram reconhecidos. Desde janeiro de 2010, 51 graduações já foram aprovadas e homologadas. Atualmente 30 cursos esperam pela apreciação do CEE. Já a licenciatura em geografia do Campus V (Santo Antônio de Jesus) já recebeu o parecer favorável e espera apenas pela publicação do decreto de reconhecimento.

Todas as graduações foram reconhecidas por cinco anos, exceto os bacharelados em direito dos campi de Jacobina e Valença, que receberam a autorização por quatro anos. Mais uma licenciatura que era oferecida pela Uneb, por meio do antigo Programa de Formação de Professores do Estado (Proesp), foi reconhecida pelo CEE.

A graduação em geografia, oferecida no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVI, em Irecê, já pode expedir diplomas para os estudantes graduados. O reconhecimento do curso foi homologado em decreto assinado pelo governador, publicado no DOE, edição do dia 19 de setembro.

Fonte: Secom Bahia