Conselho Estadual de Educação discute ações previstas no Pacto pela Educação na Bahia

As ações do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, foram apresentadas ao Conselho Estadual de Educação, nesta terça-feira (07/04), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. Lançado pelo governador Rui Costa no dia 30/03, o programa reforça a rede de colaboração entre o Estado e municípios pela melhoria da qualidade da educação, e também envolve educadores, estudantes, gestores, além de instituições públicas e privadas, universidades, empresas e, principalmente, as famílias.

Fotos: Conselho Estadual de Educação

O secretário Osvaldo Barreto falou sobre as metas do Pacto. Uma delas é a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. “O Pacto tem como prioridade a alfabetização de todas as crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Isso é necessário porque a criança só terá sucesso em toda a trajetória escolar, se garantirmos que ela se alfabetize na idade certa. Ao pensar em qualidade da educação é preciso este olhar para esta fase da educação básica e estreitar, ainda mais, as relações com os municípios, assegurando a todos o direito de aprender”, afirmou.