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Conselho Estadual de Educação inicia ciclo de debates sobre a Avaliação da Educação na Bahia com o IDEB
Durante sessão plenária virtual realizada na tarde desta terça-feira (20), o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) iniciou o debate sobre a Avaliação da Educação na Bahia, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para conhecer o trabalho realizado pela rede de ensino e fomentar a Comissão de Avaliação, o convidado da Secretaria da Educação do Estado, o superintendente de Gestão da Informação Rainer Guimarães apresentou um panorama e uma análise sobre os principais números do IDEB.
O presidente do CEE-BA, Paulo Gabriel Nacif, ressaltou a importância estratégica do tema para o Conselho. "O CEE possui uma Comissão de Avaliação que deve acompanhar os indicadores da educação da Bahia e apontar mecanismos de aperfeiçoamento dos mesmos. Indicadores são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e é com muita esperança que vemos a SEC colocar essa temática na centralidade das suas ações. Esta gestão demonstra preocupação com as avaliações, buscando construir uma gestão que considere, de forma objetiva, os indicadores educacionais baianos, principalmente no acompanhamento do Plano Estadual da Educação".
O professor Rainer apresentou o histórico do IDEB e os últimos resultados. A rede estadual de ensino da Bahia alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na série histórica para o Ensino Médio, desde que este indicador foi lançado, no ano de 2005. A rede saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). O dado foi divulgado no dia 15 de setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
"O IDEB é um indicador de grande importância, que aponta qualidade e vai até a ponta, vai até a escola, sendo referência para o entendimento das medidas necessárias e para o monitoramento e construção de políticas públicas", disse o superintendente. Rainer destacou que a rede estadual teve um aumento de 0,5, ou seja, acima da média nacional, que foi de 0,4. Em termos percentuais, a Bahia cresceu 18,5%. O IDEB também aponta crescimento nos ensinos Fundamental I e Fundamental II na rede estadual. A Bahia saiu de 4,9, em 2017, para 5,0 em 2019, no Fundamental I. Já no Fundamental II, a rede estadual da Bahia foi a que teve o maior crescimento (15,6%) entre todas as redes estaduais do país, passando de 3,2, em 2017, para 3,7, em 2019.
Os conselheiros ampliaram o debate com ressalvas, a exemplo da formação de professores, abandono escolar, gestão sistêmica sobre os resultados do efeito escola e aspecto curricular. A partir desta apresentação, a Comissão de Avaliação deste Conselho Estadual de Educação da Bahia, presidida pelo conselheiro Nildon Pitombo, vai incorporar o tema num debate periódico e propositivo.
Fonte: ASCOM CEE
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