Conselhos de Educação debatem sobre a Universalização e Qualidade da Educação Básica

O Conselho Estadual de Educação (CEE) realiza, de 04 a 06 de outubro, em Jacobina, a XVI Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação. O evento, que será sediado no Colégio Gilberto Dias de Miranda (antigo Comuja), contará com a participação, na abertura, do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Na ocasião, o secretário falará sobre o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à colaboração entre Estado e Municípios e a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. O programa tem, entre as metas, a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade.

Já estão confirmadas as participações de mais de 120 municípios no encontro, representados por secretários municipais de Educação, presidentes de Conselhos Municipais, diretores de escolas, estudiosos e gestores da educação. Este ano, o tema principal das palestras, oficinas e debates é a Universalização e Qualidade da Educação Básica.

"A Reunião Conjunta é uma oportunidade para se estreitar laços entre o Conselho Estadual e os diversos setores que atuam de forma prática na educação. Ensinar, planejar e gerir a educação são tarefas importantes e amplas, sendo a aproximação e a troca de experiências entre as diversas realidades e atores não só necessária como indispensável. Colocamos o CEE/BA à disposição da educação de nosso estado, oferecendo conteúdos e buscando responder a dúvidas vindas de todas as cidades da Bahia", dimensiona a presidente do CEE/BA, professora Ana Maria Silva Teixeira.