Consórcio Nordeste lança Câmara Temática de Educação

O Consórcio dos Estados do Nordeste promoveu, nesta terça-feira (25), durante encontro virtual, o lançamento das Câmaras Temáticas de Educação, Turismo e Energias, que têm o objetivo de identificar e apresentar planos de ações que possam ser integradas aos nove estados. Na oportunidade, ainda foram apresentados aos participantes os planos de ação da Câmara Temática de Meio Ambiente.

O subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou que a execução das políticas pública é fortalecida com o Consórcio Nordeste. "Podemos realizar a aquisição em conjunto de insumos, equipamentos e materiais para obtermos melhores preços e qualidade. Podemos construir uma agenda de educação à distância, articulando as diversas universidades estaduais para fomentar o acesso ao Ensino Superior, além da implantação da Universidade Aberta do Nordeste voltada à formação de professores para a região".

Ainda foram destacados, durante o lançamento, o fortalecimento do ensino remoto e a universalização do acesso à rede de internet de alta velocidade nas escolas.

O governador do Piauí, Wellington Dias, que atua como presidente do Consórcio dos Governadores do Nordeste, destacou como funcionam as câmaras temáticas. "A ideia é trabalhar na perspectiva da integração entre os nove estados. E este planejamento vai seguir o direcionamento que os governadores entenderem ser prioridade e que seja pactuado entre todos. Queremos ser a região que apresente o melhor crescimento nos índices de desenvolvimento. A proposta ainda é o retorno estratégico do Grupo das Universidades, para se agregar às demais câmaras temáticas".

O secretário executivo do Consórcio dos Estados do Nordeste, Carlos Eduardo Gabas, ressaltou que o objetivo é formar 18 câmaras temáticas com a participação direta dos governadores. "A lógica do Consórcio é respeitar a autonomia dos estados, disseminar as boas práticas e aprender com os planejamentos que estão dando certo na região. E, com as câmaras, queremos uma ação integrada contando a coordenação de governadores, que ficarão responsáveis diretos por dois temas".

O projeto das Câmaras Temáticas nasce da necessidade de qualificar a atuação do Consórcio Nordeste como ferramenta de pactuação e de gestão, apoiando as ações governamentais dos estados consorciados, ampliando os vínculos territoriais e fortalecendo as redes colaborativas, ressignificando a ligação de setores com maior cooperação e coerência, com respeito as especificidades de cada Estado (Resolução n°12 /2020, de 28 de dezembro de 2020).