Consórcio, produção de ovos e galinha caipira no Rural Produtivo da TVE

O Rural Produtivo deste sábado (28), vai mostrar resultados das ações que estão assegurando aos agricultores familiares o título de posse da terra e diversas ações em Caetité. O programa vai conhecer a Associação Lagoa Cacimbas que trabalha com avicultura e faz entrega em domicílio para escoar a produção de Malhada de Pedras. E ainda, receita de galinha caipira e música com Time do Acordeon e Deusdete. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e o projeto “Parceria Mais Forte, Juntos Para Alimentar a Bahia” envolve 17 municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo e Velho Chico, que se uniram para promover o desenvolvimento territorial garantindo aos agricultores familiares títulos da posse da terra, acessibilidade às políticas públicas de crédito e direitos previdenciários, viabilizando a inclusão produtiva.

Em Caetité a ação de expansão da barragem contribuiu no desenvolvimento da renda dos moradores que utilizam a água para manejo com os animais, abastecimento das casas, cultivo das hortas e pesca. Através do convênio com o consórcio, centenas de famílias foram beneficiadas com serviço de limpeza, ampliação e requalificação de aguadas, barreiros, açudes e barragens nos municípios de Iuiú, Palmas do Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Pindaí, Urandi e Tanque Novo. Além de assistência técnica e extensão rural aos produtores, outras atuações possibilitam às agroindústrias locais o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), facilitando a comercialização dos produtos das comunidades.

Em Malhada de Pedras, na Associação Lagoa Cacimba, agricultores foram beneficiados com insumos e assistência técnica para controle nutricional, prevenção de doenças e cuidados com o bem-estar das aves que possibilitam melhores condições produtivas de ovos. Durante a pandemia, os agricultores implantaram o “Delivery da Roça” para escoar a produção e promover o sustento das famílias da região.

Ainda nesta edição, a agricultora Marinalva Ataíde, da comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, vai ensinar como fazer galinha caipira com um tempero especial. E para finalizar, música com Tino do Acordeon e Deudeste, no quilombo Lagoa dos Anjos, no município de Candiba.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: Ascom/ IRDEB