Cooperativismo, juventude quilombola e pizza de aipim no Rural Produtivo

Palavras-chave:

O Rural Produtivo deste sábado (21) destaca a importância da produção no campo através da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF), no Sertão Produtivo. O programa vai mostrar o grupo de dança Quilombo dos Anjos que empodera jovens quilombolas, em Candiba. E também a autonomia feminina fortalecida pela organização da Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto-sustentável da Agricultura Familiar (COOMADAC) em Caculé. E ainda tem uma receita de pizza de aipim. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

A Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) atua no território de identidade Sertão Produtivo, nos municípios de Caculé, Caetité, Ibiassucê, Pindaí e Rio do Antônio com assistência técnica e extensão rural para 720 famílias agricultoras, melhorando a produção e proporcionando acesso às políticas públicas de crédito assistido, garantia de comercialização dos alimentos, regularização fundiária e ambiental, possibilitando aumento da renda familiar.

Na comunidade Lagoa dos Anjos, em Candiba, o grupo de dança Quilombo dos Anjos trabalha com jovens e adultos através do autorreconhecimento como remanescentes quilombolas. O telespectador vai conhecer a coreógrafa e fundadora do grupo, Carlúcia Ferreira, que ao perceber a vulnerabilidade social infantil e o preconceito racial na comunidade, criou um grupo para reafirmar as matrizes africanas e cuidar da autoestima das crianças negras. O coletivo tem algumas regras que contribuem para formação social como ter boas notas, respeitar aos mais velhos, participar dos eventos da região e ser uma pessoa que faz a diferença na sociedade afirmando sua identidade.

Em Caculé, a Cooperativa Mista Agropecuária para o Desenvolvimento Auto-sustentável da Agricultura Familiar (COMADAC) constrói o empoderamento e incentiva a independência econômica feminina através de assistência técnica voltada para gestão e produção. Além do recebimento do automóvel, que auxilia na compra dos materiais e entregas, ainda está em construção uma agroindústria para fortalecer a produção de derivados da mandioca.

Ainda nesta edição, as agricultoras Eliane Matos e Solange Almeida integrantes do grupo feminino Delícias da Região da Serra, do povoado de Mucambo, em Miguel Calmon, vão ensinar a receita de pizza de aipim. E para finalizar, poesia com a professora Isabel Fróes, figura importante na educação da comunidade de Barragem da Cana, em Ibiassucê.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  

Fonte: ASCOM/IRDEB
 

Notícias Relacionadas