Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Corra pro Abraço distribui livros para populações vulneráveis em campanha de prevenção ao Coronavírus
Corra pro Abraço distribui livros para populações vulneráveis em campanha de prevenção ao Coronavírus
“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”. É com base nesta música dos Titãs, que o ‘Corra pro Abraço’, programa de Redução de Danos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), inicia a segunda fase da campanha #CorraParaAPrevenção, agregando a distribuição de livros de literatura às doações de kits para as populações em situação de rua e instituições parceiras. A ação, que conta com apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e da Fundação Pedro Calmon, comunga com o princípio já consolidado no Corra, que tem a Arte e a Educação como ferramentas elementares de construção de cidadania e da dignidade humana.
A primeira fase da campanha #CorraParaAPrevenção, que começou no dia 23 de março, compreendeu a realização de 2921 atendimentos a pessoas em situação de rua, distribuição de 2477 kits-lanche e 2464 kits de higiene pessoal, além de uma média de 4124 kg de mantimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza para 17 instituições que fornecem alimentação para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Também ocorreu a doação de 296 cestas básicas para famílias de assistidos do Corra Juventude, nos bairros da Santa Cruz, Plataforma, Fazenda Coutos e Beiru. A campanha segue com arrecadação de alimentos, itens de higiene e doações em dinheiro, e com ações nos territórios para redistribuição dos insumos e monitoramento das demandas, como por exemplo, o cadastramento das pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas de auxílio e o encaminhamento para unidades de acolhimento do Município.
“O Corra é um programa de articulação e promoção de direitos e cumpre o papel de estreitar o acesso das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade aos serviços públicos relacionados à assistência social, como Saúde, Moradia, acesso à Justiça. Sob a compreensão de que os sujeitos precisam desenvolver autonomia para seguir caminhando em sociedade e que esta autonomia passa também por uma perspectiva simbólica de reposicionamento individual e coletivo”, explicou o Secretário Carlos Martins, da SJDHDS. As ações são realizadas em parceria com as OSC’s ComVida e Cipó.
O Corra pro Abraço sempre atuou com a dimensão cultural na garantia dos direitos humanos, entendendo a urgência do alimento e das demandas de manutenção da vida, mas também a literatura como alimento do espírito. Além da vulnerabilidade social e econômica, dos riscos da exposição ao vírus e do adoecimento, o programa identificou a grave vulnerabilidade emocional destes sujeitos e convoca a comunidade artística a aderir a essa segunda fase da campanha. #ComArteSemCorona.
“No início dessa primeira fase da campanha o serviço encontrou ruas desertas sem alternativas de alimento, água ou abrigo, os serviços da esfera municipal passaram a desenhar os fluxos de atendimento, as ofertas de auxílios emergenciais do governo do estado começaram a ser anunciadas, bem como foram anunciadas as ofertas de auxílios do governo federal. Decifrar os fluxos e pensar estratégias para permitir o acesso dessas pessoas aos auxílios emergenciais, vez que estas, pelo grau de vulnerabilidade, têm mais dificuldade em acessar, passa a ser uma das principais linhas de ação no contexto do Covid-19”, pontuou Trícia Calmon Coordenadora Geral do Corra.
Além da dimensão lúdica incorporada e situada no centro da ação do programa nesta segunda fase da campanha #CorraParaAPrevenção, a estratégia será de aprofundar o acompanhamento em territórios ainda não alcançados por outros serviços e monitorar as demandas das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Muitas pessoas que estão em situação de rua não tem acesso à dispositivos tecnológicos para se cadastrar nos programas ou mesmo apresentam problemas com documentação e falta de informação sobre os serviços disponíveis. Além da equipe que está em campo, o Corra conta com uma equipe home Office que está de plantão sistematizando, encaminhando e monitorando o andamento das demandas colhidas nas ações nos territórios.
Fonte: SCJDHDS
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas