Cultivos sustentáveis, mercados municipais e o associativismo no Rural Produtivo na TVE

O Rural Produtivo deste sábado (26) vai mostrar o desenvolvimento dos cultivos sustentáveis através do projeto Pró-semiárido. O programa também vai falar sobre a requalificação do Mercado Municipal do município de Senhor do Bonfim e a importância do associativismo em Campo Formoso. Ainda no clima junino, a receita típica de canjica de milho e muita música com a dupla Valdir Rocha e Agnaldo Cerqueira. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Itiúba, na comunidade Fazenda Maria dos Santos, o projeto Pró-semiárido capacita técnicos da própria comunidade orientando os produtores locais para manter e ampliar a produção com sustentabilidade, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem. O programa ainda vai mostrar o impacto na renda de famílias agricultoras com a ação associativista e a organização dos agricultores para troca de experiências sobre manejo e criação do rebanho, além da melhora na produção de ovos.

O Rural Produtivo foi conferir o Mercado Municipal de Senhor do Bonfim, que após a reforma, conta com condições hidrossanitárias e novos equipamentos para uma comercialização mais segura dos produtos. O investimento beneficiou a economia local e viabilizou a comercialização para mais de 3 mil agricultores familiares da região, melhorando a qualidade de vida dos moradores do município. Outras comunidades também receberam investimentos de qualificação, como no Mercado do distrito de Igara, Caldeirão Grande, Andorinha e Campo Formoso.

No território rural Unidos Por Um Território Melhor, em Campo Formoso, 114 famílias da comunidade, organizadas em associação, foram capacitadas com assistência técnica dos agentes comunitários rurais. Os agricultores ainda receberam aviário com quintal, animais, kit forrageira, kit veterinário e até roçadeira para garantir melhoria nas condições de criação e manejo. O telespectador vai conhecer a agricultora Josi que aprendeu a produzir a ração agroecológica dos aviários utilizando insumos do seu quintal.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB