Dia do Professor é comemorado com entrega de tablets e lançamento de ações de valorização

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia antecipou, nesta terça-feira (08/10), as comemorações pelo Dia do Professor (15/10). O secretário Osvaldo Barreto lançou, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento. A iniciativa envolve a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) da rede estadual com atuação em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para as escolas, com investimento total de R$ 12,5 milhões. Outra novidade foi o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar, que valorizam o trabalho dos docentes e gestores da rede estadual.

>> Clique aqui para mais informações sobre o Prêmio Professor

>> Clique aqui para mais informações sobre o Selo Gestão Escolar

“Esta premiação representa a valorização dos docentes e gestores, destacando experiências exitosas. Temos professores e dirigentes escolares com iniciativas de muita qualidade, e nós queremos dar transparência a estes trabalhos”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando o benefício da tecnologia em sala de aula. “O nosso desejo é que o professor transforme o tablet educacional em um instrumento para ajudá-lo nas aulas, com a apresentação de novos materiais educativos. Essa é mais uma oportunidade para a construção de uma escola que garanta aos nossos estudantes o direito de aprender”, considerou.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Ao todo, mais de 1.200 professores participaram, simultaneamente, em videoconferência, da cerimônia simbólica de entrega dos tablets em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc) do Estado. Além dos docentes e do secretário Osvaldo Barreto, estiveram presentes representantes do Poder Legislativo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato).

Inovação – Com 18 anos de carreira docente, 13 deles prestados ao Estado, o professor Leonardo Assis Garcia Rosa, do Colégio Estadual 15 de Novembro, no bairro de São Cristovão, em Salvador, foi o primeiro a receber o tablet educacional. “Essas ações fazem com que o professor se sinta cada vez mais valorizado e animado para continuar realizando o seu trabalho. A escola precisa sair do modelo tradicional para entrar no universo das novas tecnologias, e o tablet vai contribuir para isso”, disse.

Para o seu colega, Osvanil Roque de Paula Junior, professor do Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, na Ilha de Itaparica, o instrumento aproxima os estudantes da escola. “O tablet é mais uma ferramenta para reconquistarmos o nosso estudante, trazê-lo para o nosso lado”, declarou.

Os tablets serão enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas. Os docentes vão receber treinamento com estudos autônomos, desenvolvidos pelos núcleos de tecnologias educacionais (NTEs), do IAT, além dos ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Reconhecimento – O Prêmio Professor vai destacar o trabalho de 165 docentes, sendo cinco por cada Direc, com prêmio de R$ 5 mil para cada. A ideia central é promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Já o Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, tanto em questões pedagógicas e administrativas, como na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais. As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período de 8 de outubro a 8 de novembro no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), onde também estão disponíveis os regulamentos.

Conquistas – A Bahia conta com uma política de valorização para os docentes. O Estado cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, ano em que este parâmetro passou a vigorar. Este ano, o governo fez a adequação da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, referente à hora-atividade, que era de 30%, e passou para 1/3 (33%) da jornada de trabalho do professor em sala de aula.

Entre as conquistas, consta, ainda, a manutenção de gratificações, percebidas quando no exercício das suas atividades em sala de aula, para o professor readaptado de suas funções. Outra medida foi a alteração do regime de trabalho de 20 horas para 40 horas para 2.600 professores da rede estadual em todo o Estado. “Esse momento coroa várias conquistas garantidas para a categoria ao longo desse ano. Acabamos de conquistar a redução da carga horária, o direito do readaptado ter todas as suas vantagens e, agora, vem o tablet”, afirmou o coordenador da APLB Sindicato, Rui Oliveira.

Além disso, a Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, para os professores que não possuem ou que atuam em área distinta de sua formação original.