Dia Mundial da Água, café e mel são destaques no Rural Produtivo da TVE

Palavras-chave:
Foto: Ascom/SDR

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, o Rural Produtivo deste sábado (20) vai falar sobre esse componente essencial à manutenção da vida. O programa destaca também o trabalho da Coopiatã, cooperativa de café em Piatã, e a produção de mel orgânico da Associação Flor Nativa, em Palmeiras. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água surgiu da necessidade urgente de manter esse recurso disponível para as atuais e futuras gerações. O programa passeia pela Chapada Diamantina, considerada "Caixa D’Água da Bahia" onde nascem quase todos os rios das Bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

A cultura do café na Bahia vem ganhando destaque no país e o produto atrai consumidores de diversas partes do mundo, gerando renda para quem vive da atividade. A Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), que reúne cafeicultores da agricultura familiar do município, na Chapada Diamantina, está se preparando para exportar o produto, feito de forma artesanal e de seleção manual. Os cafés da cooperativa tem uma produção anual de 4 a 5 mil sacas e está entre os melhores cafés especiais do Brasil.

O mel produzido pela Flor Nativa, associação fundada por agricultores do Vale do Capão já ganhou diversos prêmios por sua qualidade. O produto segue o manual de boas práticas de fabricação e possui o selo de inspeção federal, que garante a sua qualidade. A cooperativa realiza todos os procedimentos, desde a colheita do mel do apicultor, até o ponto de venda. Com as ferramentas de avaliação, a Flor Nativa documenta todo o processo, permitindo a rastreabilidade do produto e identificando toda a linha de produção até chegar na caixa da abelha de onde veio o mel.

Ainda nesta edição, o programa traz uma receita de sequilho, feito pela agricultora Milena Damacena, da comunidade quilombola do Corcovado, no município de Palmeiras.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas