Dia Mundial do Meio Ambiente, produção sem agrotóxicos e tilápia no Rural Produtivo

Palavras-chave:
Foto: Carol Garcia /GOVBA
Neste sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Rural Produtivo vai falar das inúmeras formas de produzir sem o uso dos agrotóxicos, melhorias no plantio e sobre o desenvolvimento em alta escala da produção de tilápia, em Itiúba. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.
 
O Brasil está entre os países que mais consomem e liberam o uso de agrotóxicos no mundo. No Sul da Bahia, na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, os alunos experimentam, aprendem e ensinam formas de manejar e recuperar os solos e os agrossistemas danificados. Na região, os adubos verdes são muito utilizados para fazer o controle biológico de pragas, elevar a produtividade agrícola e melhorar as propriedades do solo. A escola possui uma diversidade de espécies nativas do bioma Mata Atlântica que vêm se desenvolvendo bem dentro do sistema agroflorestal, através do não uso do agrotóxico.
 
A escassez de água no perímetro irrigado do município de Ponto Novo gerou desemprego e perdas de quase 70% na produção agrícola. Um convênio do Governo do Estado com a Associação dos Irrigantes de Ponto Novo disponibilizou terras para os pequenos agricultores produzirem com irrigação, melhorando a vida do produtor, que consegue agora estabilizar sua produção. Foram investidos mais de R$18,5 milhões em ações, que incluem a implantação do sistema tecnológico do fusegate (tecnologia que permite ampliar a capacidade de armazenamento) e implantados 120 hectares de agricultura irrigada.
 
No Açude Jacurici, em Itiúba, a produção de tilápia vem se aprimorando. Através da Associação Comunitária de Taquari (ACOMUT), o povoado de Taquari, que vive às margens do açude, conseguiu se desenvolver economicamente. No mês de abril,  mais de 80% do pescado adquirido pela prefeitura municipal da cidade para o consumo na Semana Santa de famílias em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, veio da associação. Hoje, com 40 famílias produzindo a Tilápia, a associação caminha para aumentar a capacidade de produção, através da criação de alevinos. 
 
O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.  
 
Fonte: ASCOM/IRDEB

Notícias Relacionadas