Dirigentes da SEC dialogam sobre gestão educacional e contexto da pandemia com António Nóvoa

Fotos: Josenildo Almeida/ SECBA
Os dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participaram, nesta sexta-feira (4), na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, de uma reunião com o educador português António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa. O encontro teve como pauta central o diálogo em torno do tema “Gestão educacional e contexto da pandemia: os novos paradigmas e perspectivas”.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância de receber o educador para discutir sobre educação. “O professor António Nóvoa é uma referência para a gente na área da Educação e, na fronteira entre Brasil e Portugal, ele nos ajuda a aproximarmos cada vez mais. Através de seus livros e de sua concepção, ele consegue fazer a gente fortalecer a nossa utopia por uma educação de qualidade e que seja vista em todos os aspectos, como o econômico, o financeiro, o do meio ambiente, o de cuidar das pessoas e zelar pelo planeta, que é realmente o papel da gente”.

O educador António Nóvoa fez uma reflexão sobre o tema a partir da contextualização do seu artigo “Não há nada novo, mas tudo mudou”. “Os desafios que nós temos pela frente, na área da Educação, não são algo novo, pois já vem de muitas décadas e a pandemia não nos trouxe uma grande novidade. Mas nos fez mudar a forma como lidamos com os problemas. Claro que há muitas coisas que ainda não foram feitas do compromisso da escola do século XIX, da escola pública para todos. Por isso, precisamos agir para que as propostas apresentadas possam ser cumpridas”, destacou.

Ainda nesta sexta-feira, às 18h, o professor António Nóvoa será o palestrante convidado para o encerramento da Jornada Pedagógica 2022. Com o tema "Educar e cuidar: novos paradigmas da educação na pandemia", a palestra será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.  O encontro, que também será transmitida pelo Canal TV Educa Bahia (confira aqui a sintonia) e pelo youtube (www.youtube.com/educacaobahia1), é uma ação da SEC, por meio do IAT, e conta com o apoio do Itaú Social.

O encontro ainda contou com as participações do superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; da superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy; do superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans; da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Iara Icó; da diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; do coordenador Executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e do coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo dos Anjos, entre outros.