Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Dirigentes territoriais de Educação visitam o MAB
Dirigentes territoriais de Educação visitam o MAB
Publicado em qua, 09/11/2022 - 13:52 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Dirigentes territoriais de Educação visitaram, nesta terça-feira (8), o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. O objetivo da visita foi conhecer o Salão de Artes Visuais da Bahia e discutir sobre o projeto dos itinerários culturais que possibilitará a exposição de obras de arte nas escolas, bem como a visita dos estudantes aos equipamentos. A atividade foi acompanhada pelo diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira; a diretora do MAB, Ana Liberato; Nildon Pitombo, professor e assessor do gabinete da Secretaria de Educação da Bahia (SEC); e Helder Amorim, coordenador de articulação dos núcleos territoriais de educação.
Helder Amorim, coordenador de articulação dos núcleos territoriais de educação, explicou que, antes do MAB, os gestores visitaram uma das escolas modelo que compõe o novo sistema de educação formal do Estado com padrão de educação integral. “Nessas novas escolas, nós estamos fazendo um trabalho para além da educação, com uma relação direta com a arte. Então, a ideia foi trazê-los aqui no MAB para que conheçam melhor o que é produzido na Bahia e comecem a interagir com essas obras de artistas baianos. Portanto, esse convênio com o Ipac é fundamental uma vez que o instituto é quem tem a relação com aquisição de obras e pode possibilitar a exposição nas nossas escolas”, disse.
Para o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, a educação e a cultura devem caminhar juntas e precisam dialogar. “O conteúdo produzido pela cultura e pela arte na Bahia é importantíssimo e precisa chegar aos jovens, e a escola é um instrumento natural de capilaridade por estar em todos os territórios da Bahia, em todas as cidades. Os jovens precisam pensar o museu como espaço de pensar o futuro, de pensar construção de sociedade, de vida. Então, um encontro como esse é maravilhoso e o projeto de levar arte para as escolas integrais, bem como levar os estudantes aos museus é um marco na educação baiana”, afirmou.
Dulce Fair, gestora do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Ilhéus, parabenizou a iniciativa porque considera que o projeto será um atrativo para segurar o estudante na escola. “Minha escola é da periferia. Essa proposta veio para somar, é fascinante, pois é por meio da cultura e da arte que se cria novas oportunidades para a juventude”, disse.
Texto e fotos: Ascom/ IPAC
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo