Documentário “SUS, em defesa da vida” na TVE nesta quinta-feira

Palavras-chave:
Presente no cotidiano da população em atendimentos domiciliares, postos de saúde, hospitais, exames e até mesmo nos ambientes comerciais por meio da vigilância sanitária, o Sistema Único de Saúde (SUS), presta um serviço essencial à sociedade. Para entender mais sobre o SUS neste momento de pandemia, a TVE exibe o documentário “SUS, em defesa da vida” nesta quinta-feira (23), às 20h. O filme instiga as pessoas a refletirem sobre o que é a saúde como direito humano e o SUS como uma política pública. 
 
“A gente que mora nas vilas sabe da dificuldade que é. As doenças sociais geram doenças físicas, mentais” e “Antes não tinha, porque quando era nova não me lembro que tivesse o SUS” são algumas das falas de usuários do sistema que relatam suas experiências no documentário. Além do retrato do cotidiano dos usuários do sistema, o filme aponta os desafios, as dificuldades, principalmente de acesso às ações e aos serviços de saúde no momento oportuno e da urgência de cada um, e também mostra as dificuldades dos profissionais que atuam nos diferentes lugares.
 
“O grande desafio da produção foi entender e explicar em audiovisual, com síntese e narrativa, toda a complexidade, abrangência, visão estratégica, valores e volume do trabalho do SUS. Com muito método e planejamento, nossa abordagem foi observar e escutar testemunhos e situações reais, muito expressivas e contundentes, com clareza, beleza e ritmo”, relata o diretor, roteirista e produtor, Guilherme Castro.
 
O conteúdo faz parte do Projeto de Formação para Controle Social no SUS – 2ª Edição, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), coordenado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), com parceiras da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado por GC Filmes. A exibição poderá ser acompanhada também no www.tve.ba.gov.br/tveonline.
 
Fonte: TVE
 

Notícias Relacionadas