Documentário sobre Empreendedorismo Negro na Bahia será distribuído para escolas estaduais

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O documentário “A Cor do Trabalho” será distribuído para as escolas da rede estadual de ensino. A ideia é a de que o documentário, que retrata a importância da educação para a ascensão do negro na sociedade brasileira, usando como exemplo importantes personagens da história e profissionais de destaque da contemporaneidade, seja utilizado pedagogicamente em sala de aula.

A entrega do documentário foi feita de forma simbólica ao secretário da Educação, Osvaldo Barreto, nesta terça-feira (18/08), pelo secretário Álvaro Gomes, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB). A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que prevê parcerias entre as secretarias estaduais pela melhoria da qualidade da educação pública.

“Temos nos preocupado com o tema de valorização da cultura e da história da população negra", secretário Álvaro Gomes

Para o secretário Osvaldo Barreto, o filme vem agregar às diversas atividades realizadas pela Secretaria da Educação para discutir a valorização e inserção da população negra na rede estadual. “O filme com certeza vai entrar na pauta das Caravanas Educativas que são realizadas no interior, com o objetivo de avançar na promoção de uma educação para as relações étnico-raciais, com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Temos que intensificar a aplicação da Lei nº 10.639/03, que institui o ensino da história e da cultura afro-brasileiras em todas as escolas do ensino fundamental até ensino médio”.

O secretário Álvaro Gomes ressaltou a importância da iniciativa para a produção do documentário. “Temos nos preocupado com o tema de valorização da cultura e da história da população negra, além da sua inserção no mundo do trabalho. Por isso, essa atividade busca avançar numa sociedade mais igualitária, reduzindo a diferença entre as diversas profissões com a valorização do trabalho e o empreendedorismo negro”.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O diretor do documentário, Antonio Olavo, destaca que “o filme faz um resgate da história do trabalho negro no Brasil de uma forma vitoriosa. Ele segue uma linha do tempo desde o início do século XVI, quando chegaram os primeiros negros escravizados, recuperando bons exemplos de empreendedores que foram importantes para a construção do nosso Estado”, explica. Para ele, “a obra apresenta uma parte da História que é pouco divulgada, além de mostrar ao aluno da escola pública, majoritariamente formada por negros, que é possível ascender socialmente por meio da dedicação ao estudo”.

Diálogos Formativos/Caravana Educativa
Em parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza os Diálogos Formativos/Caravana Educativa, que buscam valorizar as relações raciais e discutir questões de gênero, sexualidade e diversidade, no contexto escolar e social. A ação abrange todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE), envolvendo professores, gestores e técnicos.