Educação ambiental a partir do uso da água como bem comum é tema da live comemorativa ao "Dia Mundial da Água"

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), realizou, nesta quarta-feira (24), uma live comemorativa ao Dia Mundial da Água (22 de março). A partir do tema “Reflexões sobre o uso da água como bem comum”, questões como uso racional do recurso hídrico, acesso à água de qualidade e mudanças climáticas foram focadas ao longo do debate e das palestras transmitidas pelo canal da Educação no Youtube (https://bit.ly/31hSg2l).

O subsecretário da SEC, Danilo Souza, falou sobre a importância do debate sobre o tema da água nas áreas da Educação e da Saúde, dentro de uma mobilização de toda a rede sobre o uso racional do recurso. “Quando falamos de refletir sobre o uso da água enquanto bem comum, estamos falando de saúde, de meio ambiente, de Ciência. Este é também um tema da Educação. Precisamos discutir no currículo da Educação Básica este tema, que é multidisciplinar e que faz parte de uma perspectiva para uma nova economia, uma nova civilização, um novo projeto que todos nós temos o dever de legar para as futuras gerações”.

A reflexão sobre a importância da Educação Ambiental na preservação dos recursos hídricos, considerando a sua correlação com os aspectos socioambientais, foi foco da fala do secretário estadual de Meio Ambiente, João Carlos de Oliveira. “Estamos vivendo um momento de pandemia muito forte, que nos traz reflexões importantes, dentro do contexto da sustentabilidade do meio ambiente. Precisamos repensar a nossa caminhada de vida e a nossa convivência com a natureza; precisamos refletir sobre a relação com o mundo do trabalho e no seio familiar. Portanto, é um momento de reflexão também sobre o pós-pandemia”.

A estudante Débora Feitosa, 17 anos, 2º/3º ano do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Irecê, que representou a Bahia na última edição da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente, falou sobre seu engajamento com o tema do meio ambiente. “Em 2018, desenvolvi um projeto com o objetivo de economizar e reutilizar a água da nossa escola. Conseguimos economizar cerca de 18 mil litros de água e foi por conta desse projeto que fui selecionada para a conferência, cujo tema foi ‘As escolas cuidando das águas na Bahia’. A partir desse evento, comecei a entender mais sobre as questões socioambientais”, relatou.

Participaram, ainda, o coordenador de Educação Ambiental da SEC, Fábio Fernandes Barbosa, que mediou a live, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da SEMA, Claudemir Nonato; e o diretor-geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia, Walter Oliveira, além do ambientalista e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE) e coordenador do Fórum Clima Salvador, Virgílio Machado; e da advogada, pós-graduada em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia, Larissa Cayres, que palestraram sobre o tema.