Educação a Distância é destaque em congresso internacional realizado em Salvador

Mais de duas mil pessoas, de 26 estados brasileiros e 17 países, participam, desta segunda-feira (09/09) até quinta-feira (12/09), do 19° Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), no Centro de Convenções da Bahia. Na abertura do evento, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltou a importância que a EaD vem ganhando nos últimos anos em todo o Brasil, em especial na Bahia. “Hoje, há um consenso de que a Educação a Distância é um instrumento fundamental para garantir a ampliação do acesso de todos à educação, principalmente em se tratando de um País complexo, com distâncias imensas”. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Osvaldo Barreto ressaltou, ainda, o empenho da Secretaria da Educação para consolidar a Educação a Distância no Estado. Apresentou o exemplo da qualificação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de apoio presencial, da oferta de cursos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e das ações do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec). “Temos feito uma atuação forte em EaD com um projeto reconhecido pela própria ABED, o EMITec, que marca ensino técnico a distância na Bahia”, afirmou o secretário.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O presidente da ABED, Fredric Michael Litto, falou sobre a importância da realização do evento no Estado. “É muito apropriado que a 19ª edição da ABED esteja sendo realizada na Bahia, um Estado marcado pela diversidade, tal e qual a nossa entidade, que acredita na importância da Educação a Distância no crescimento de um país mais justo e inteligente”, disse. No local, foram instalados 60 estandes com material ligado à EaD.

Para a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Irene Cazorla, o momento é oportuno para se discutir os caminhos da Educação a Distância. “Quando o Governo do Estado candidatou a cidade de Salvador para sediar o congresso da ABED, abraçamos o evento porque não podíamos calcar as esperanças apenas na educação presencial. É preciso que a Educação a Distância seja abraçada como um direito do aluno de aprender, com um ensino de qualidade”.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Cury, ressaltou que a política de interiorização da Educação a Distância é fundamental para a ampliação da modalidade em todo o país. “A pertinência e eficácia da EaD devem ser levados em conta e é importante que consigamos não só a sua ampliação, mas que esta seja acompanhada de qualificação do professor e da inserção social e do mercado de trabalho dos seus ingressos”.

EMITec – Dentro da política educacional de levar a educação a localidades mais remotas, por meio da tecnologia, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) é uma das mais exitosas experiências no Estado, tornando-se uma referência nacional, com prêmios relevantes no currículo, como o recebido na edição do ano passado do Congresso Internacional de Educação a Distância, na categoria inovação na educação.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, o EMITec acaba de ser selecionado como um dos finalistas do 7º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Nesse evento, cuja cerimônia de premiação acontecerá em novembro, em São Paulo, o programa receberá a certificação de tecnologia social, passando a ser referência de educação a distância, também, para outros países. O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios, com as aulas transmitidas via satélite, em tempo real, em sala-estúdio implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e com mediadores em cada sala das escolas.