Educação e Ufba reafirmam parceria na prevenção ao uso de drogas

Claudionor Jr. - Acom/Educação

O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com Universidade Federal da Bahia, terá nova coordenação pela Ufba. Em reunião com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ocorrida nesta quinta-feira (12/05), o atual coordenador do projeto, o professor Tarcísio Andrade, reafirmou a parceria com o Estado, apresentou os avanços do projeto, implementado em Salvador, Região Metropolitana e mais dez cidades, e apresentou o futuro coordenador, o professor João André Santos.

“Este projeto tem muita afinidade com o programa Educar para Transformar, por agregar a família e incentivar o seu envolvimento não apenas na educação escolar, como, principalmente, na sua formação cidadã. Lutamos sempre para tirar o estigma da escola pública como um espaço de violência, e priorizamos no espaço escolar toda iniciativa que atue na prevenção dos problemas sociais”, destaca o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Com o objetivo de educar para prevenir, o projeto encontra-se nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Eunápolis, Valença, Alagoinhas, Feira de Santana, além de Salvador e Região Metropolitana (RMS). “Essa expansão foi muito gratificante, porque no interior a gente encontra mais facilidade em trabalhar, alcançamos um número muito maior de escolas e isso deu um salto qualitativo muito grande para o projeto”, diz Tarcísio de Andrade.

A proposta do projeto é preparar as equipes gestoras e os professores para o desenvolvimento de ações que contribuam para que os estudantes tenham maior consciência sobre os danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas. Outra finalidade é fazer com que os diretores e professores saibam lidar com situações relacionadas ao uso de drogas, provendo, inclusive, um cuidado necessário à saúde do aluno, quando for o caso.

João André Santos afirma que vai contribuir ainda mais para o fortalecimento do projeto. “Vou trabalhar para que o projeto continue tendo o sucesso que já tem e continue se fortalecendo nessa nova etapa, que conta com mais nove Núcleos Regionais. Quero contribuir com minha experiência universitária e minha dedicação, porque vejo como potente essa articulação entre saúde e educação”, afirma.

Telecorad
O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares tem como uma das ações a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). Com atendimento gratuito aos profissionais da área de Educação, a iniciativa funciona como uma central telefônica, que pode ser acionada pelo número 0800-075-5547, com a garantia do anonimato. A ferramenta oferece, ainda, informações e orientações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica.