Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Educação Integral aumenta tempo e espaços de formação escolar
Educação Integral aumenta tempo e espaços de formação escolar
Publicado em ter, 20/01/2015 - 17:48 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver atividades pedagógicas em contextos diversos como no futebol, coral, teatro e artesanato são apenas alguns dos aspectos que Erisson Souza de Jesus, 12 anos, estudante da 6ª série do Colégio Estadual Lêda Jesuíno dos Santos, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, vivencia na unidade escolar. “É muito interessante passar o dia na escola. Aqui eu estudo, me alimento bem e faço um monte de atividades. Chego em casa tão cansado que tomo meu banho e durmo, querendo que chegue logo amanhã de novo”.
O programa atende a estudantes do ensino fundamental II e médio, beneficiando 15 mil alunos em 59 unidades escolares na capital e no interior do Estado. A Secretaria da Educação realiza, ainda, em parceria com o Governo Federal, o projeto Mais Educação, que também leva a educação integral para, aproximadamente, 620 escolas, beneficiando 180 mil estudantes.
O Colégio Estadual Lêda Jesuíno dos Santos é um exemplo de como a ampliação da permanência diária de crianças, jovens e adolescentes na escola contribui para a formação integral do estudante. A unidade escolar busca efetivar a integralização do conhecimento e a ressignificação da importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos.
"Tendo os meus filhos em tempo integral na escola, fico mais sossegada porque saio para trabalhar e sei que eles estão seguros, nas mãos de educadores, ocupados com atividades que contribuem para o seu aprendizado formal e crescimento pessoal” - Jane Rosendo
“A Educação Integral é um programa espetacular porque, ao propor a ampliação da jornada escolar, cria possibilidades para uma nova organização curricular nas escolas públicas, promovendo, com isso, uma aprendizagem ampla, que integra os diferentes saberes”, considera Maria Inês Vasconcelos, diretora da unidade.
Além das atividades curriculares, como as aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, os alunos adquirem, também, novas rotinas comportamentais. “Criamos, por exemplo, a cultura do cuidado com a saúde a partir da reeducação alimentar. Os alunos entenderam a proposta e assimilaram a ideia da alimentação saudável”.
Notícias Relacionadas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos