Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Educação política, conservação ambiental e plantas medicinais no Univerciência
Neste sábado (14), o Univerciência vai apresentar o trabalho do grupo Ágora, núcleo de estudos em Direito Eleitoral, política e democracia e de promoção da cidadania. O programa vai mostrar também um projeto de conservação dos recursos naturais, os estudos sobre a produção do hidrogênio como fonte de energia limpa e ainda a diferença entre uma planta medicinal e qualquer outra. No ar pela TVE aos sábados, às 14h30, o programa tem horários alternativos às segundas-feiras, às 20h, e quartas-feiras, às 7h30.
Bem diferente do que se costuma pensar sobre a política como algo limitado aos políticos profissionais e distante do nosso cotidiano, especialistas mostram que é importante conhecer e debater o tema. O Ágora, grupo de estudos, pesquisas e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) promove a educação política e o pensar sobre o assunto de forma mais crítica. A partir do incentivo ao debate, análises e discussões o projeto promove um olhar mais amplo sobre temas políticos, com foco na participação de diversos grupos da sociedade. O Ágora não possui qualquer vinculação ideológica, político-partidária ou econômica à entidade externa.
Cuidar dos recursos naturais é um dever do cidadão. Pesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), desenvolveram o projeto ‘Conservação de espécies ameaçadas de árvores da Mata Atlântica do Sul da Bahia’, que tem a intenção de localizar as espécies arbóreas ameaçadas de extinção, marcar as matrizes para a produção de sementes e, dessa forma, contribuir com a preservação, a coleta de sementes, entre outras atividades. Para realizar a coleta das espécies, os pesquisadores contam ainda com a participação dos mateiros da região, que ajudam também na identificação dessas espécies. A catalogação desse material coletado servirá para a contribuição, no futuro, da produção de sementes dessas espécies.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cientistas desenvolvem estudos sobre a produção do hidrogênio como fonte de energia limpa. Trabalhando há 10 anos na produção de hidrogênio, o grupo vem usando dois gases: o metano e o CO2 (dióxido de carbono), que são poluentes, para obter tanto o hidrogênio quanto o monóxido de carbono, que é o gás de síntese. Os pesquisadores utilizam uma técnica que mistura um combustível com um oxidante para extração do produto com utilização de microondas. Um método simples, barato e fácil de ser reproduzido. O trabalho já rendeu mais uma carta patente para a inovação na Universidade.
O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Horto de Plantas Medicinais na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Sul da Bahia, ajuda a identificar a diferença de uma planta medicinal de qualquer outra, e para que mais servem as plantas medicinais, além de serem utilizadas como substrato. A coleção viva de plantas medicinais da universidade teve início em 1998, com um projeto de pesquisa que realizou um levantamento a fim de conhecer as principais espécies medicinais utilizadas pela população local. Com a participação de vários alunos e professores, foram realizadas expedições sistemáticas a diversas propriedades rurais e vilarejos da região para coletar informações de uso, material botânico e propágulos para cultivo.
O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
Fonte: ASCOM/IRDEB
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo