Educação Profissional: 365 técnicos de nível médio se formam no Centro de Convenções

Em clima de muita comemoração, 365 técnicos de nível médio se formaram na noite desta terça-feira (5), em solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado (SEC), Osvaldo Barreto. Os formandos são oriundos de quatro centros estaduais e cinco unidades escolares que oferecem ensino profissionalizante em diversos bairros de Salvador e concluíram o curso no final do ano passado.

Durante o período do curso, os estudantes receberam formação pedagógica pautada no Plano de Educação Profissional da Bahia. Entre os cursos técnicos oferecidos estão Eletromecânica, Instrumentista Musical, Análises Clínicas e Informática.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional Almérico Lima, 104 municípios baianos possuem ensino profissionalizante em 140 escolas, que oferecem 72 cursos em diversas áreas. Segundo ele, a Bahia já registra o número recorde de 48 mil estudantes matriculados, o que torna a rede pública estadual de Educação Profissional a terceira maior do país em números de matrículas, sendo superada apenas pelas redes de São Paulo e do Paraná.

Entretanto, a educação profissional no estado não se resume apenas em números. Para muitos estudantes, a noite desta terça-feira (5) foi de realização. A maioria optou pelo curso profissionalizante a fim de se preparar melhor para o mercado de trabalho. A estudante Leda Oliveira de Jesus, 29 anos, se formou em Análises Clínicas, no Colégio Estadual Anísio Teixeira.

Segundo contou, quando se matriculou no curso não acreditava que fosse concluir e estava descrente sobre as vagas no Mercado de Trabalho. Agora, Leda sonha alto. Quer fazer faculdade de enfermagem já no próximo ano. "Tentei fazer o curso em instituições particulares, mas era muito caro. Não deu. Então, aproveitei a vaga oferecida na rede pública. Agora, tenho mais chance de trabalhar, há novas oportunidades. Posso trabalhar em clínicas, laboratórios, residências, é muito amplo. Curso técnico para mim é tudo", enfatizou.

Outros formandos visam muito além do que a entrada no mercado de trabalho e querem a satisfação profissional. O rodoviário Edmilson Marques Casaes, 44 anos, há 12 anos é motorista e tinha um sonho desde jovem: trabalhar com eletromecânica e ser engenheiro mecânico. Mesmo depois de 20 anos sem estudar, não pensou duas vezes e se matriculou no curso técnico de Eletromecânica do Centro Estadual de Controle e Processo Industrial Nilton Sucupira, em Mussurunga. "Ser motorista foi uma consequência, eu precisava trabalhar para sustentar meus dois filhos. Mas, agora estou conseguindo realizar um sonho, fiz o curso que gosto e terei mais chance no mercado de trabalho. Conseguir algo melhor para a minha família e aumentar a minha renda", disse.

Momento especial - Para que estes jovens e adultos tivessem mais oportunidades, foram investidos em 2010 R$ 64,6 milhões, em recursos federais e estaduais. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, informou que com esses recursos o número de unidades escolares foi ampliado em 415%, passando de 12 unidades específicas em 2006 (escolas agrotécnicas e centros de educação tecnológica) para 39; e de 22 escolas de ensino médio para 102 unidades.

Estamos investindo na Educação Profissional para responder ao momento especial em que vive o Brasil, que é o do desenvolvimento econômico com atrações de diversos investimentos. Estas obras que estão sendo realizadas por todo país demandam de mão-de-obra qualificada e nós estamos qualificando vocês para atender a este mercado", disse o governador Jaques Wagner durante discurso.

Com relação à presença nos municípios, a educação profissional na Bahia foi expandida em 473%, passando de 22 para 104 municípios atendidos. A ampliação e diversificação dos cursos buscaram atender às demandas territoriais, envolvendo consultas às comunidades locais.