Educadores aprofundam discussões sobre a BNCC

Palavras-chave:
Educadores da rede estadual de ensino participaram, nesta quinta-feira (26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, do primeiro encontro para a leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os participantes fazem parte do Grupo Focal de Leitores Críticos da BNCC Ensino Médio, que tem o propósito de aprofundar o entendimento do documento e discutir sobre a implementação da BNCC nas escolas.
 
Foto: Divulgação
A BNCC determina o conjunto das aprendizagens essenciais a que todos os estudantes brasileiros têm o direito de aprender e se desenvolver em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. O currículo do Estado da Bahia está sendo construído em um processo colaborativo com os municípios, envolvendo toda a comunidade educativa, respeitando a diversidade e especificidades de cada território.
 
O coordenador pedagógico dos colégios da Polícia Militar, Major Copérnico Silva, participou da leitura e falou sobre este processo de discussão coletiva. “Viemos na expectativa da possibilidade de fazer com que o corpo docente de toda a rede possa refletir sobre estratégias, princípios e valores que estão sendo rediscutidos pela BNCC com vistas a tornar tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio, mais atrativos para os alunos”, destacou o educador.
 
O superintendente de Políticas Públicas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello, falou que ação qualifica o currículo. “A leitura e análise crítica desse marco regulatório que é a BNCC visa qualificar o currículo e, para isso, participam das discussões professores e especialistas que detêm conhecimento sobre currículo e a BNCC. Progressivamente haverá a participação de outras representações com o propósito de se chegar a um produto mais próximo do que é a expectativa enquanto sociedade baiana”, destacou.

Notícias Relacionadas