Educadores debatem inovação e internacionalização do Educação Superior

Palavras-chave:
Professores das redes estadual e municipais foram o público principal do XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização, um dos seis fóruns que estão sendo realizados dentro da programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação, que acontece até sexta-feira (9), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Para abordar o tema do fórum, a professora Mirella Lima, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), palestrou sobre “Entre raízes e oceanos: o local e o internacional em processo de formação”.
 
A educadora afirmou que não podemos negar a globalização, mas também não deve ser considerada a única configuração para o mundo. “Penso que as respostas que buscamos para as grandes questões, como mudanças climáticas, as viroses e a escassez dos recursos hídricos, por exemplo, têm que estar nas ciências, no conhecimento e construídas em rede internacional. Mas existe um outro ângulo de tudo isso que me faz inserir a palavra local para que tenhamos o elemento de pertencimento, de identidade, ter a sensação de estar em casa, que está sob um alicerce sólido, que é a língua materna. Isto quer dizer que não podemos descuidar do ensino da nossa língua e do seu uso. A raiz, que nos dá o eixo, por mais que o mundo globalizado impeça a sua pureza, ela nunca morre e é o que nos norteia para nos internacionalizarmos”.   
 
O professor Everton Santos, do Colégio Estadual Delzair Nascimento Galvão, no município baiano de Lajedinho (a 360 km de Salvador), falou sobre o seu interesse pelo tema. “Uma das coisas que me atraíram foi a presença do professor Penildon Filho, que está coordenando o debate, cujo tema é muito importante, já que a Educação Superior tem que se inovar para atuar em parceria com a Educação Básica”.
 
Ainda dentro do XI Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização, Michella Lima Lasmar, da Samsung, palestrou sobre “O Ocean Lab e a Educação do Século XXI”. Além das conferências, o fórum apresentou trabalhos de pesquisa voltados ao tema geral do Virtual Educa Bahia 2018: “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”.
 

 

Notícias Relacionadas