Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Educadores dialogam sobre a BNCC durante a 2ª etapa da Jornada Pedagógica nas escolas estaduais
Educadores dialogam sobre a BNCC durante a 2ª etapa da Jornada Pedagógica nas escolas estaduais
Publicado em seg, 23/07/2018 - 15:25 por ASCOM
Palavras-chave:
De forma inovadora, desde 2017 a Jornada Pedagógica é realizada em duas etapas na rede estadual da Bahia. No Colégio Estadual de Plataforma, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, familiares e estudantes se envolveram nas discussões direcionadas pelos educadores sobre a BNCC e, também, nas questões relacionadas ao ano letivo em curso. Além disso, todos participaram de dinâmicas para estimular a integração entre escola e comunidade. Dona Nice Mendes fez questão de participar da jornada juntamente com seu o filho Michel Mendes, 15, que cursa o 2º ano, e falou sobre o envolvimento dos pais em atividades como esta. “Ao participarmos da Jornada Pedagógica, entendemos que estamos contribuindo para o desenvolvimento não só da escola, como também dos alunos”, afirmou. O seu filho, Michel também falou sobre este momento de troca. “Eu acho muito válido o apoio e a participação dos pais nas atividades promovidas pela escola”, comentou.
Durante a atividade, os educadores do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo dos Reis, localizado no mesmo bairro, também puderam ter mais detalhamento da BNCC, por meio de vídeos explicativos, debates, dinâmicas de grupo e oficinas. O professor de Inglês do colégio, Maurício César Oliveira, participou das discussões. “Está é uma medida que está na construção de uma escola melhor para fazermos a adequação dos conteúdos a partir desse novo mote que é a Base. Isso é importante porque a escola cria uma identidade própria e é a partir dela que a gente vai desenvolver as nossas ações”, destacou o educador.
O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ney Campello, participou das discussões com os educadores destas unidades escolares e falou sobre a atividade. “Esta iniciativa de estabelecer um dia de apropriação da BNCC é uma orientação nacional, no sentido de que se aprofunde no entendimento do documento e, partir dessa leitura crítica, possa se apoiar mais no processo de implementação da Base”, ressaltou.
No interior do Estado, todos os professores e gestores também fizeram estudos com os textos da BNCC. Este foi caso da professora de Língua Portuguesa, Ana Cristina Genu, que leciona no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado em Senhor do Bonfim (406 km de Salvador). “O que mais me chamou a atenção até agora no texto introdutório da Base foi o trecho que destaca que cada sistema de ensino deverá se preocupar com a parte diversificada do currículo, respeitando as características regionais, culturais e locais dentro da sociedade em que o aluno está inserido”, salientou a educadora.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira