Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Educadores discutem políticas para a Educação Profissional e Tecnológica durante formação continuada
Educadores discutem políticas para a Educação Profissional e Tecnológica durante formação continuada
Publicado em qua, 02/10/2019 - 15:02 por ASCOM
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da formação para a melhoria e ampliação da oferta da Educação Profissional na Bahia. “O pedagógico força a gente a fazer avaliação e balanços para olhar para frente no sentido da universalização; para ampliar os números; para melhorar a qualidade da oferta. O governador Rui Costa colocou dentro do seu programa de governo o desejo dele de que que, até o final deste segundo mandato, todos os municípios da Bahia tenham pelo menos uma escola oferecendo Educação Profissional. E isso não é fácil, mas é uma missão e determinação dele”, destacou.
Segundo o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, o evento é relevante para a garantia da formação continuada da Educação Profissional. “Este projeto dá centralidade na formação das equipes pedagógicas e também dos professores. A Educação Profissional vem se planejando durante todo o ano, juntamente com o IAT, e, agora, segue uma sequência de ações até 2022. Neste primeiro momento, a formação é da equipe pedagógica composta por diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e articuladores do mundo do trabalho das 244 unidades ofertantes da Educação Profissional”, informou.
Um dos palestrantes da mesa dialógico sobre “Políticas para a Educação Profissional”, o coordenador executivo da Casa Civil e doutor em Educação, Antônio Almerico Biondi, ressaltou a relevância do tema. “Nós estamos vivendo em um momento no país em que as políticas públicas estão sendo atacadas e diminuídas com o papel da escola pública e nós temos que ter estratégias não só para defendê-la, como também para aumentar a sua influência e captação de recursos. Este foi um debate bastante proveitoso sobre algo que é fundamental para a continuidade da Educação Profissional pública no Brasil”, declarou.
Além da mesa dialógica, o último dia da formação foi marcado por oficinas sobre temas como “Oferta da EPTEC (Escola Profissionalizante Técnica) para povos tradicionais, população do campo, povos originários e quilombolas”; “Parcerias colaborativas no território para efetivar o estágio curricular”; “Oferta da EPTEC e os arranjos produtivos locais”; e “Projeto Político Pedagógico integrado ao Território de Identidade”.
Para a coordenadora pedagógica do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, localizado em Uauá, Maria Patrícia Costa, a formação foi muito produtiva. “Achei os temas abordados muito relevantes, pois remetem ao homem como um ser holístico, tendo como embasamento a questão da profissionalização e do contexto cultural. A oficina que mais gostei de participar foi sobre avaliação da aprendizagem, que reforçou a importância das avaliações, como o SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação) e o SAEB (Secretaria de Administração do Estado da Bahia), trabalhando não somente na perspectiva dos resultados, mas, também, na sequência de um trabalho voltado para a formação do ser humano dentro das competências e habilidades exigidas”, afirmou.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec