Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Educadores discutem Sistemas de Educação, regime de colaboração, gestão democrática e direito à Educação
Educadores discutem Sistemas de Educação, regime de colaboração, gestão democrática e direito à Educação
Publicado em qua, 05/08/2020 - 17:09 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Os encontros da UNCME-BA e do FEE-BA têm como objetivo discutir a organização das bases do sistema de Educação e o processo ético e político do regime de colaboração, em uma perspectiva emancipatória e por uma gestão democrática que assegure o direito à educação para todos. As discussões, que contam com a participação de conselheiros de Educação, representantes de fóruns da Educação, dirigentes municipais, membros dos Núcleos Territoriais da Educação e profissionais da área, incluem a questão do financiamento da Educação por meio do FUNDEB, considerado um aspecto estruturante na organização do sistema.
O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da agenda virtual de dois grandes eventos voltados para discutir o papel do sistema da educação. “Por meio das professoras Gilvânia Nascimento e Alessandra Assis, quero parabenizar um encontro que já nasce em regime de colaboração. E o regime de colaboração dos fóruns e os conselhos de Educação com o campo dos movimentos sociais e da educação, em todos os seus seguimentos, tem um papel fundamental. Este evento acontece no momento em que a gente celebra Anísio Teixeira, que tem três grandes marcas: o Sistema Nacional de Educação, o financiamento da educação pública e a democracia. Os conselhos e os fóruns, cada um com suas particularidades, trazem para este debate uma grande lição que é, além da articulação, o papel do sistema da educação”.
Presente ao evento virtual, o presidente nacional do UNCME, Humberto Gonzaga, agradeceu a parceria da Secretaria da Educação do Estado na luta pela Educação. “Agradeço o apoio que Jerônimo tem dado a UNCME, tendo sido um parceiro de primeira hora, sempre disponível para o diálogo voltado aos interesses da Educação. Temos que juntar forças para prevalecer os nossos direitos neste momento que o Brasil atravessa com uma política que não tem visto a Educação da forma que merece ser considerada por todos os seguimentos. Estou muito feliz de participar deste momento e atestar este trabalho”.
A coordenadora estadual da UNCME-BA, Gilvânia Nascimento, destacou o momento importante de fortalecimento das instâncias de participação social. “Nosso objetivo é acolher todas as instituições e as convidamos para o compromisso, para o trabalho. Todos nós, os 1.643 inscritos de 383 município da Bahia, além dos que não se inscreveram, mas estão acompanhando, estamos aqui, durante três dias de reflexões importantes, sobre sistema, regime de colaboração, gestão democrática e direito à educação”.
O momento de debate e expectativas foi também focado pela coordenadora do FEE-BA, Alessandra Assis. “Em uma situação difícil como esta que estamos e que precisa ser enfrentada com muita solidariedade e também coordenado, dentro de um contexto, de uma organização e de uma ação sistêmica, por meio do regime de colaboração e da gestão democrática, de modo a assegurar o nosso valiosíssimo direito à educação, registramos o nosso reconhecimento aos colegas que trabalharam para a realização deste evento. Manifestamos aqui o compromisso de dois órgãos de Estado estruturantes da Educação e, ao longo do evento, teremos oportunidade de discutir o sistema e propor, tendo como base o Plano Estadual de Educação”.
Participaram, ainda, da abertura do evento a deputada estadual Fabíola Mansur, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia; o presidente do Conselho Estadual da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Raimundo Pereira, entre outros.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo