Educadores discutem Sistemas de Educação, regime de colaboração, gestão democrática e direito à Educação

A Secretaria da Educação do Estado participou, nesta quarta-feira (5), da abertura do XXII Encontro Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME-BA) e do II Encontro dos Fóruns de Educação do Estado da Bahia (FEE-BA), que prosseguem até quinta (6), em formato virtual. Os eventos, que têm como tema "Sistemas de Educação, regime de colaboração, gestão democrática e o direito à educação", contou com a participação do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues. Durante os encontros, que estão sendo transmitidos pelo canal do Youtube da UNCME-BA, por meio do link https://www.youtube.com/channel/UC1L9xVgc39PAU4rEMfLSE2Q, haverá eleição dos representantes dos Fóruns Municipais de Educação no FEE-BA.

Os encontros da UNCME-BA e do FEE-BA têm como objetivo discutir a organização das bases do sistema de Educação e o processo ético e político do regime de colaboração, em uma perspectiva emancipatória e por uma gestão democrática que assegure o direito à educação para todos. As discussões, que contam com a participação de conselheiros de Educação, representantes de fóruns da Educação, dirigentes municipais, membros dos Núcleos Territoriais da Educação e profissionais da área, incluem a questão do financiamento da Educação por meio do FUNDEB, considerado um aspecto estruturante na organização do sistema.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da agenda virtual de dois grandes eventos voltados para discutir o papel do sistema da educação. “Por meio das professoras Gilvânia Nascimento e Alessandra Assis, quero parabenizar um encontro que já nasce em regime de colaboração. E o regime de colaboração dos fóruns e os conselhos de Educação com o campo dos movimentos sociais e da educação, em todos os seus seguimentos, tem um papel fundamental. Este evento acontece no momento em que a gente celebra Anísio Teixeira, que tem três grandes marcas: o Sistema Nacional de Educação, o financiamento da educação pública e a democracia. Os conselhos e os fóruns, cada um com suas particularidades, trazem para este debate uma grande lição que é, além da articulação, o papel do sistema da educação”.

Presente ao evento virtual, o presidente nacional do UNCME, Humberto Gonzaga, agradeceu a parceria da Secretaria da Educação do Estado na luta pela Educação. “Agradeço o apoio que Jerônimo tem dado a UNCME, tendo sido um parceiro de primeira hora, sempre disponível para o diálogo voltado aos interesses da Educação. Temos que juntar forças para prevalecer os nossos direitos neste momento que o Brasil atravessa com uma política que não tem visto a Educação da forma que merece ser considerada por todos os seguimentos. Estou muito feliz de participar deste momento e atestar este trabalho”.

A coordenadora estadual da UNCME-BA, Gilvânia Nascimento, destacou o momento importante de fortalecimento das instâncias de participação social. “Nosso objetivo é acolher todas as instituições e as convidamos para o compromisso, para o trabalho. Todos nós, os 1.643 inscritos de 383 município da Bahia, além dos que não se inscreveram, mas estão acompanhando, estamos aqui, durante três dias de reflexões importantes, sobre sistema, regime de colaboração, gestão democrática e direito à educação”.

O momento de debate e expectativas foi também focado pela coordenadora do FEE-BA, Alessandra Assis. “Em uma situação difícil como esta que estamos e que precisa ser enfrentada com muita solidariedade e também coordenado, dentro de um contexto, de uma organização e de uma ação sistêmica, por meio do regime de colaboração e da gestão democrática, de modo a assegurar o nosso valiosíssimo direito à educação, registramos o nosso reconhecimento aos colegas que trabalharam para a realização deste evento. Manifestamos aqui o compromisso de dois órgãos de Estado estruturantes da Educação e, ao longo do evento, teremos oportunidade de discutir o sistema e propor, tendo como base o Plano Estadual de Educação”.

Participaram, ainda, da abertura do evento a deputada estadual Fabíola Mansur, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia; o presidente do Conselho Estadual da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Raimundo Pereira, entre outros.