Educadores e estudantes de vários países participam do Virtual Educa Bahia 2018 no ICEIA

Aos 182 anos de história, o Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador, abriu as portas, nesta terça-feira (5), após reforma estrutural e pedagógica, para sediar o XIX Encontro Internacional Virtual Educa 2018, um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação. Por toda parte do ICEIA, em todos os cinco pavilhões, 45 salas de aula e no teatro, que tem capacidade para mil pessoas, estudantes, professores, pesquisadores de várias áreas do conhecimento, expõem projetos em quase 300 estandes e nos fóruns que abordam a educação contextualizada no século XXI.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, diz que o ICEIA foi reformado e teve sua concepção pedagógica reformulada e que o Virtual Educa inaugura, também, o aspecto da unidade de ensino como um Centro de Formação e Eventos. Pinheiro disse que o Virtual Educa cria um ambiente propício para a troca de experiências de diversos países e organismos para a Educação. “Estamos empenhados em compartilhar com as nações amigas projetos como o Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), onde possuímos uma central de mídia no Instituto Anísio Teixeira (IAT), e que leva educação por transmissão para toda a Bahia, assim como a nossa parceria com o Sistema S com uma estrutura de gestão e conteúdo”, afirmou.

Pinheiro também destacou outras iniciativas do Encontro. “O Virtual Educa traz, ainda, o programa Pense Azul, para que possamos mostrar, também, projetos que desenvolvemos voltados para a economia do mar no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Oceano, em Itaparica, e a parceria com a Marinha, para realizar cursos com comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco, ou seja, a nossa ideia é promover a educação impactando no crescimento econômico e social das diversas localidades da Bahia", ressaltou.

Presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira.

O presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, falou sobre o sentimento da comunidade escolar nesta nova fase do ICEIA. “Este é um ganho histórico para a cidade. O ICEIA está muito bonito, aconchegante, muito bem estruturado e já começa com uma atividade nova dez, mostrando que a Bahia tem estrutura e um espaço que nenhuma escola particular tem, com um espaço físico enorme, com quadra poliesportiva, piscina, teatro, enfim, temos muito o que comemorar. Nós estamos todos de parabéns”, afirmou.

Secretário municipal de Educação de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel.

O secretário municipal de Educação de Lauro de Freitas, Paulo Gabriel, também falou sobre a importância do evento e da reestruturação do ICEIA para a Bahia. “Ver tudo isso aqui é emocionante. Eu já conhecia o ICEIA e a gente sabe da história para a educação na Bahia e isso representa a inovação, mas tendo as nossas tradições se adaptando à estrutura dos novos tempos. Tenho certeza que todos que por aqui passaram hoje estão comemorando que o ICEIA está de volta, antenado com os novos tempos da Educação. È muita emoção e muito orgulho ver tudo isso”, comentou.

Os alunos Bruna Oliveira e Mavesson Monteiro, do CETEP Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó-BA.

Os professores e estudantes também estão entusiasmados com a participação no Virtual Educa. Os alunos Bruna Oliveira e Mavesson Monteiro, do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, estão apresentando um projeto que desenvolveram no curso técnico de Informática. Eles mergulharam uma placa de computador em óleo mineral em um aquário e conseguiram aumentar a velocidade de processamento e a potência do computador, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Bruna fala sobre a participação no Virtual Educa. “É a primeira vez que vim em Salvador e estar aqui é uma felicidade enorme. Estou feliz pela experiência, por minha escola ter me oportunizado chegar aqui com o desenvolvimento do projeto e tudo isso aqui mostra a importância do estudo”, comenta. O colega Mavesson também comemora. “Eu me sinto valorizado, porque nós estamos sendo vistos como mentes brilhantes e com potencial para o mercado de trabalho”, afirmou.

Aline Lopes, Professora, Seabra - BA.

A professora Aline Lopes veio de Seabra para participar do encontro e está entusiasmada com as inúmeras possibilidades de conhecimento. Pela manhã, ela participou de uma palestra sobre o projeto e-Nova Educação, desenvolvido em parceria pela Secretaria da Educação do Estado com o Google. “Meu maior interesse é pelas tecnologias educacionais, que é o grande interesse dos nossos estudantes. Estou achando muito bacana tudo e quero ser multiplicadora destas novidades na minha escola, com os colegas que não puderam vir e para com os alunos, levando melhorias na qualidade da aprendizagem”, destacou.

Sobre o Virtual Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais. Acompanhe a programação no Portal da Educação ou baixe o aplicativo no Google Play.