Educadores participam de encontro sobre a Educação no Campo em Salvador

Com o tema “Atualidade na Educação do Campo: Agroecologia como conhecimento contra hegemônico na educação pública”, foi aberto, neste sábado (2), o 21º Encontro de Educadores e Educadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). A atividade, que segue até segunda-feira (4), acontece no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (CTN- SDR), em Salvador. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da abertura das atividades, juntamente com a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, do senador Jaques Wagner, e de lideranças do MST.

Fotos: Thamires Vasconcelos e Poliana Reis
O objetivo do encontro é fortalecer a Educação no Campo, qualificando ainda mais o processo de ensino e aprendizagem. A rede estadual de ensino conta com 21 unidades escolares situadas em assentamentos (escolas e anexos) na Bahia, com 812 estudantes. Além disto, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferece cursos técnicos de nível médio com foco em especificidades da Educação do Campo, a exemplo de técnico em Agroecologia e Agropecuária.

Durante estes três dias serão discutidas temáticas como currículo na Educação do Campo e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Este sábado foi dedicado à realização de palestras e oficinas. Na mesa de abertura, entre os convidados estava João Paulo, da direção Nacional do MST, que fez uma análise de conjuntura política e a professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Stella Rodrigues, que fez uma análise de conjuntura da Educação. Na programação do dia, também constaram abordagens sobre o Empresariamento da Educação, com o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,  Rodrigo Lamosa, e sobre a Pedagogia do Movimento Sem Terra e a Relação de Gênero, com a pedagoga, militante do MST e mestre em Educação,  Djacira Araújo.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância do encontro e do diálogo com os educadores do campo das redes municipais e estadual. “Temos 3,5 milhões de estudantes matriculados na rede pública Bahia e uma responsabilidade muito grande com todos eles, pois o governador Rui Costa, quando nos convidou para assumir esta pasta, foi para cuidar da Educação do nosso Estado como um todo. Então, nós queremos compartilhar com o MST a sua responsabilidade e o seu trabalho de como o movimento faz a educação acontecer, seja nas salas municipais ou estaduais, mas também para além da educação formal. E a partir deste encontro, estaremos junto com Evanildo e Cintia, que são liderança estaduais do MST na Bahia, já marcando uma agenda voltada para ações da Educação do Campo em 2020”.

O senador Jaques Wagner, por sua vez, destacou o papel que o MST vem cumprindo historicamente na formação e na educação dos jovens, mulheres e homens do campo. Ele enfatizou, também, que o encontro dos educadores e educadoras expressa o olhar do movimento para a formação de novos quadros que possam ocupar lugares estratégicos, inclusive, de governança e de gestão.

O encontro contou, ainda, com a participação do chefe de gabinete da SEC, Cezar Lisboa; da diretora de Modalidades da SEC, Thamires Vasconcelos; da coordenadora da Educação do Campo da SEC, de Poliana Reis; e da técnica da respectiva coordenação, Cássia Margarete dos Santos.